Título da Redação: Em nome de um deus

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Bianca Ferreira


Pessoas queimadas vivas em fogueiras. Ataques a universitários cristãos. Vídeos de indivíduos sendo decapitados em nome da fé. Terreiros de Candomblé vandalizados por fanáticos religiosos. Séculos se passam e a intolerância religiosa parece piorar. O Brasil um país por lei democrático e laico, ainda convive com a discriminação e a propagação da ideia de religiões superiores.
A história é marcada por guerras religiosas, como as cruzadas e o Jihad islâmico, sendo as religiões lembradas pelas atrocidades que cometeram em nome da fé. Atualmente, a intolerância religiosa poder ser expressa pelo Estado islâmico, que está fazendo vítimas de outras religiões constantemente, como homicídios de estudantes cristãos.
No Brasil, há na Constituição um artigo resguardando a liberdade de culto e a condenação da discriminação por fatores religiosos. Entretanto, é ascendente o preconceito a pessoas que não expressam religiosidade, e a religiões consideradas erradas e impuras, as quais, segundo alguns, devem ter a sua fé e seus elementos religiosos destruídos “em nome de um deus”, ferindo o direito natural e político do indivíduo de expressar o seu posicionamento religioso.
Diante disso, a intolerância religiosa da obra de Dias Gomes, “O pagador de promessas”, na qual o personagem cristão é proibido de pagar a sua promessa na igreja católica, pois a tinha feito em um terreiro de candomblé, que, devido ao sincretismo religioso, possuía uma imagem da santa, ainda está presente, porém agora expressa de forma diferente e até mesmo mascarada.
Portanto, a intolerância religiosa fere a liberdade e a dignidade humana dos indivíduos religiosos ou não. Sendo assim, cabe à mídia e as ONG´s, programas que demonstrem, através de entrevistas com líderes religiosos, a pluralidade de religiões existentes e o respeito que deve ser demonstrado por elas; e ao governo punições aos praticantes e disseminadores de atitudes de preconceito de cunho religioso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás