Título da Redação: Educar contra a intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por maythe maythe


A liberdade religiosa e culto em público fazem parte dos direitos humanos fundamentais no Brasil. Ainda assim , as práticas de intolerância religiosa tomam grandes proporções no país , levando muitas pessoas a serem desrespeitadas em função da crença que cultuam.
Para uma parcela da sociedade brasileira , a diversidade de crenças religiosas ou não crer em nada são consideradas práticas condenáveis e até imorais . Isso se dá pelo fato dessas pessoas aceitarem como digna de respeito e valorização , apenas a religião que cultuam ; chegando , muitas vezes , a praticarem violência psicológica , preconceito e até mesmo a massacrar pessoas em nome da fé e da religião.
Outro ponto importante a observar é que , mesmo com tantos casos de intolerância religiosa ,outras seitas e religiões continuam a surgir e a conquistar muitas pessoas ainda incrédulas; ficando claro, dessa forma que práticas de deboches , violência física , queimar templos , denegrir atos ou cultos por conta de ideologias diferentes não são formas eficazes para trazer paz, harmonia e conquistar novos fiéis; ao invés disso ,essas práticas podem ser estopins para guerras milenares ,falta de harmonia e até terrorismo pelo mundo.
Sabendo disso; uma forma de desfrutar de um país mais pacífico e tolerante é incentivar a educação religiosa das crianças na escola ,uma vez que, o ensino religioso praticado no ambiente escolar é um instrumento de construção da cidadania e contribui no fortalecimento do respeito à diversidade religiosa. Nesse ambiente, as crianças vão aprender a respeitar o próximo desde cedo , independente da crença religiosa; além disso, aprenderão a cultivar o diálogo ,a partilha e a pacificar o ambiente onde chegam. Já para os adultos que não tiveram oportunidade de aprender boas práticas quando criança , vale tentar por campanhas , conferências , encontros , a fim de trazer um pouco de respeito e entendimento entre as pessoas, independente de suas crenças.
Dado o exposto, vimos que no Brasil ,muitos conflitos e desentendimentos são motivados pela intolerância religiosa e que a mesma não contribui para a pacificação nem para a harmonia entre os povos ;sendo assim , só a educação e as campanhas podem proporcionar um conhecimento básico sobre as razões que motivam a existência de cada religião e de cada credo e dessa forma as pessoas adquirirão respeito à diversidade religiosa ,criando a possibilidade de um dialogo que humanize e construa uma cidadania ativa capaz de acabar com os conflitos existentes.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás