Título da Redação: Cultura X preconceitos

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Rosinha


A intolerância religiosa é um conjunto de ideias e práticas ofensivas, muitas vezes violentas, contra religiões ou até mesmo, àqueles que não seguem nenhuma. Esse preconceito sempre foi abrangente no Brasil e afeta, principalmente, as religiões afrodescendentes.
Muitos lideres religiosos defendem a discriminação contra outras seitas, induzindo seus fieis a desrespeitá-las. É possível relacionar esse fato a dois momentos históricos: a perseguição aos judeus, na Segunda Guerra Mundial e a escravidão de negros no Brasil. Ambos tiveram as questões raciais e religiosas como fundamento.
Embora esse seja um assunto histórico, atualmente é um dos tópicos mais abordados no Brasil, país com ampla riqueza cultural e preconceitos ostensivos. Como já mencionado, esse ato é direcionado principalmente a praticantes de religiões afrodescendentes, ainda vistas por muitos como bruxaria ou magia negra.
Sendo assim, o Ministério da Cultura, escolas e a mídia televisiva devem se reunir em pró de uma variedade cultural, para que todas as religiões sejam mencionadas e vistas com respeito. Pais e professores devem levantar essa questão de modo que as crianças cresçam com a consciência de que todos tem a liberdade para escolher no que acreditar e praticar a religião que mais se identificar. Somente o conhecimento quebrará os preconceitos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás