Título da Redação: Cultura e discriminação

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Eduarda Paseto


O Brasil apresenta-se como um país de grande diversidade, inclusive religiosa. É uma problemática historicamente carregada de preconceito, intolerância e violação dos direitos humanos.
Vários são os casos de intolerância religiosa registrados na história, como na Segunda Grande Guerra, quando milhares de judeus foram brutalmente assassinados. Já no Brasil, a história nos mostra o desrespeito à religião desde a chegada dos portugueses. Os jesuítas vieram para cá com a missão de converter os indígenas à fé católica, e posteriormente a impuseram também aos africanos, em detrimento das religiões que esses povos professavam.
Além disso, é possível ver como ocorrem, ainda hoje, tantos casos de preconceito. Em 2014, aproximadamente 150 casos de intolerância religiosa foram registrados, uma realidade perturbante, em que religiosos e também não religiosos são constantemente humilhados, gerando uma segregação na sociedade. Em pesquisa realizada pela revista Veja apenas 13% da população afirmou que votaria em um ateu para presidente. O resultado disso é, também, uma Câmara Federal cada vez mais religiosa, ao passo em que o Estado é, primordialmente, laico.
Outro fator preocupante é o modo como esta discriminação viola os direitos humanos. Grupos religiosos discutem ativamente suas crenças e posições, e isso leva até mesmo à morte. A intolerância tem incitado à violência, e acaba forçando pessoas a dizerem que têm uma crença diferente da sua própria apenas para serem aceitas no meio social. Essas pessoas, portanto, têm sua liberdade e dignidade corrompida.
Em vista dos argumentos apresentados, é indiscutível que nosso país precisa adotar medidas para impedir tais atos de intolerância. A sociedade deve se fazer disposta a denunciar, para que o Estado puna os que violam os direitos pessoais de modo adequado, assegurando a liberdade de opinião e a inviolabilidade de direitos, garantindo igualdade de todos perante a lei. As escolas também devem discutir temas como esse para desenvolver nos estudantes a tolerância e o respeito às diferenças, a fim de termos uma sociedade em que as divergências não sejam vistas com preconceito, mas sim tratadas com respeito

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás