Título da Redação: Cruzadas do século XXI

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por João II


Inúmeros casos de intolerância religiosa são registrados anualmente no Brasil. Em sua maioria, o preconceito ocorre com religiões de origem africana, sendo impedidas de praticar seu culto por serem consideradas impróprias ou atípicas das demais. Um Estado laico, como o Brasil, deve defender a liberdade religiosa a todos os cidadãos, o que, muitas vezes, é inaceitável para fundamentalistas religiosos.
Homens de Deus lutando contra os bárbaros . Segue-se nessa linha de raciocíonio o pensamento de fundamentalistas ao "combater" a religião divergente. O respeito à diversidade de pensamento é fundamental para a democracia, assim como, é primordial para a religião.
O contexto histórico do Brasil revela essa tendência ao preconceito africano. Com o candomblé não foi diferente, sendo proibido pelos escravocratas, utilizaram no sincretismo com o catolicismo uma forma de preservar sua religião. Hodiernamente, esse repúdio se mostra ainda latente, prejudicando cidadãos de todas as idades a praticar seus cultos.
A atitude do juiz federal do Rio de Janeiro, Eugênio Rosa de Araújo, ao dizer "Umbanda e candomblé não são religiões, pois não contém traços necessários de uma religião", evidencia a fraqueza do Estado diante da cultura preconceituosa e oligárquica presente nos dias de hoje. Onde o indivíduo procura a proteção de um Estado secular, se depara com o preconceito e a falta de informação de todos os lados.
"É preciso uma pitada de candomblé para poder governar e entender esse imenso Brasil", disse o ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso. Candomblé e umbanda fazem parte da cultura brasileira. Nas escolas, os professores devem trabalhar a inter-religiosidade com os alunos, mostrando seus aspectos, histórias e trabalhando o respeito mútuo. O governo precisa fiscalizar casos de preconceito e promover a igualdade religiosa com projetos de lei que visam um melhor entendimento entre os chefes religiosos. O Brasil é um país de todos e não apenas de cristãos, muçulmanos, judeus ou umbandistas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás