Título da Redação: Convívio Tolerante e Respeitoso

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Maria Isabel


Os dicionários definem preconceito como uma opinião formada sem fundamento justo ou conhecimento suficiente. Ao longo dos séculos esse tipo de opinião foi difundido pelo mundo, no que diz respeito a religião, através de muitas "disputas santas" - como as Cruzadas. Distintamente, hoje o que alimenta tal preconceito e ações intolerantes, por parte de alguns, é a ligação errônea entre terrorismo e religião.

Tal ligação, infelizmente, tem sido vista com mais frequência no Brasil nos últimos meses. Muito em razão dos recentes atentados ocorridos da França. Como foi o caso da empresária Zahrah Carolina Bravo, em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, a qual, segundo o jornal O Dia, recebeu uma cusparada no rosto e acusações de práticas terroristas devido à vestimenta, associada erroneamente a ações de grupos extremistas do Oriente Médio.

Contudo, mesmo diante do crescimento desse tipo abominável de atitude, o Brasil ainda se mostra um país predominantemente acolhedor. Segundo o imã Abdelhamid Metwally, em entrevista ao jornal francês Le Monde, existe uma alta tolerância no Brasil, onde é possível exprimir sua crença com muita liberdade, o que não ocorre em muitos países da Europa.

Diante desses fatos, portanto, os brasileiros precisam de ações educativas as quais informem sobre os princípios religiosos de cada grupo, a fim de dissociar os preconceitos. Isso pode ser feito pelas próprias instituições religiosas, através de campanhas na internet e com a distribuição de panfletos explicativos nas ruas, Além disso, elas podem promover em conjunto shows beneficentes para ajudar comunidades carentes, e assim, estimular também o convívio tolerante e respeitoso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás