Título da Redação: Condenados à liberdade

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabi Castro


"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir." - Já dizia George Orwell. Mas afinal, o que é ter liberdade? Onde ela se aplica?
É fato que a sociedade, desde tempos antigos, vem lutando para alcançar seus direitos, viver livre de censuras e poder expressar-se de forma clara, sem que ninguém a impeça. Mas, apesar de estarmos em um estágio avançado da liberdade de expressão, ainda é impossível praticá-la sem que alguém a julgue, interprete de forma indevida e cause algum tipo de desacato.
Muitos dos conflitos atuais na sociedade, são consequências da chamada "liberdade religiosa." Cada povo e país, possuem suas culturas e dogmas, mas é comum encontrar reportagens e outros tipos de exposição relacionadas à críticas e desrespeito ao que é diferente. As consequências da blasfêmia podem ser bruscas e irreversíveis, um exemplo disso foi o ataque dos islâmicos à sede do jornal francês, em janeiro de 2015, por publicarem charges em que os islâmicos se sentiram ofendidos. A ideia de atingir a integridade moral do próximo ou criticar o que é sagrado para determinada civilização, predomina sob críticas limpas, não ofensivas, que seriam amplamente construtivas e causariam menores danos, indignação e dor entre a população.
Portanto, é possível considerar que, perante toda diversidade cultural existente, é necessário uma maior atenção da imprensa para tal assunto, onde ela possa apresentar ao público os tipos de culturas, religiões, crenças existentes, sem defende-las ou criticá-las, assim, a sociedade aprenderia conviver com as diferenças, e aceitá-las, havendo menos intolerâncias.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás