Título da Redação: Aprendendo a conviver com a diversidade

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Cristiane Santos


Conforme elucida Max Weber, conhecer as religiões é uma forma de compreender as sociedades, entender como definem suas relações e se comportam uns em relação aos outros. Neste sentido, a sociedade brasileira que historicamente teve o catolicismo predominando, hoje reconhece tanto a pluralidade de religiões existentes, como a dificuldade do brasileiro em conviver com essa diversidade, gerando o problema social da intolerância religiosa, resultado da cultural de formação intensificada pelo fanatismo atual.
A princípio, observando se a história com olhar sociológico aponta se a intolerância como um problema de aspecto cultural, político e social. Haja vista, que a igreja católica exerceu um grande papel durante toda a história, os brasileiros a tiveram como religião “principal”. Assim, as outras, principalmente as afro-brasileiras, eram “demonizadas” e seus adeptos eram mal visto, fato que até hoje se verifica em grande parte da população.
Posteriormente, casos de intolerância estão se tornando crescentes demonstrando tanto a interpretação errônea sobre o que é tolerar de uns, quanto o fanatismo de outros. Desta forma, muitas pessoas acham que liberdade de expressão é tomar opiniões como verdadeiras e tolerar são ter que aprovar gostar, aderir. Entretanto, a tolerância se define brilhantemente na atitude de Voltaire que teria dito a Rosseau que não concordava com a opinião dele, todavia defenderia o direito dele a expressar.
Em suma, apesar de ser um país de religiosidade plural, os brasileiros ainda estão aprendendo a respeitar e conviver com as diferença. Para isso, ações como colocar como obrigatório nas grades escolares a matéria de ensino religioso como instrumento para fortalecer o respeito e a diversidade religiosa, intensificar fiscalização e a punição para qualquer ato de intolerância, promover campanhas que promovam a liberdade religiosa, e enquanto aos líderes religiosos conscientizar seus fiéis enquanto a tolerar o próximo. Desta maneira, de forma consciente todos poderão viver em harmonia e em pleno exercício da cidadania.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás