Título da Redação: A Religão direito de todos.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Maria Melo


A religião é considerada um direito humano fundamental dos cidadãos. Há cerca de 10 mil religiões espalhadas pelo mundo, com crenças, valores morais e éticos, leis religiosas e estilos de vida diferentes, que necessitam de respeito e tolerância. No entanto, não é o que vem acontecendo, nem mesmo em países com maiores liberdade religiosa, assim interferindo negativamente na convivência social.
A intolerância religiosa é um crime de ódio, que vem ferindo a dignidade humana. Além disso, problemas de intolerância são graves e atingem o mundo inteiro, o xenofobismo, o etnocentrismo, a homofobia e a perseguição religiosa são as consequências de tal questão.
Exemplo disso ocorre no Brasil, que apesar de ser um Estado Laico, ainda há um grande número de denúncias de preconceitos e de agressões por praticantes de religiões opostas. As maiores vítimas dessas perseguições são religiões de matrizes africanas, candomblé e umbanda, por exemplo. No entanto não é recente pois foram perseguidos também no período da escravidão no Brasil.
Dessa forma, mediante os fatos expostos, observa-se que a ambiguidade se basea no preconceito e na discriminação do outro. Para tentar amenizá-la seria necessário o cumprimento da Lei e do direito dos cidadãos e a conscientização da população pela a educação familiar e escolar, com projetos, campanhas midiáticas que visem o ensino do respeito à religião adversa.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás