Título da Redação: A raiz do problema

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Entende-se que o dia nacional ao combate a intolerância religioso (21 janeiro) criado pelo Estado, evidencia um serio problema que vem crescendo no pais – a intolerância religiosa- em destaque no Rio de Janeiro. Acreditar que o problema se encontre nas instituições religiosa em geral e não na cultura e violência em si é um equivoco.
A intolerância religiosa tem raiz na colonização portuguesa, com os jesuítas, catequisando e reprimindo a crença indígena e afro descendente. Consequência desse passado é uma cultura majoritariamente cristã que não entende e não aceita outras religiosidades.
Entretanto o real problema esta na violência. Hoje tudo é pretexto para agressões físicas e psicológicas, inúmeros são os exemplos que os brasileiros vem se tornando cada dia mais agressivos, como chacinas, assaltos, sequestros, violência domestica e no transito.
A questão ideológica se torna uma desculpa para argumentar discursos de ódio, a repressão e agressão a falta de respeito. Tornasse corriqueiro ouvirmos no jornais que terreiros umbanda foram invadidos, santos quebrados e ate mesmo o apedrejamento de uma garota do candomblé.
Por mais complexo que a situação seja existem possíveis soluções, uma delas seria a implantação do estudo religiosa nas escolas, sem fins catequéticos, para quebrar tabus e conscientizar, levando assim a tolerância. Outra medidas é fazer valer a constituição e as leis que garantem respetivamente, direito a liberdade de culto e punições para o discurso de ódio e violência de intolerância com punho religioso.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás