Título da Redação: A neutralidade de um país leigo.

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Tais Silva Nunes Augusto


É importante citar que desde o seu período colonial o Brasil possui uma diversidade cultural desconhecida por outros países, e que a religião sempre esteve muito presente durante a história do país. O grande impasse no campo da religião caminha com o Brasil desde a época que este era apenas uma colônia de Portugal, pois os portugueses com sua fé católica não viam com bons olhos a religião africana, o candomblé.
A intolerância religiosa é o estado mental que caracteriza a falta de habilidade/vontade de aceitar uma religião diferente, ou até mesmo a falta de religião, como ocorre no caso dos ateus. Praticada muitas vezes indiscriminadamente, e por adeptos de diversas religiões, essa é uma prática preconceituosa e inaceitável, principalmente em um país leigo por constituição. A intolerância religiosa vai de apelidos pejorativos até danos físicos, passando por humilhação e segregação.
De modo geral, essa aversão criada pelas pessoas provém do medo e/ou da falta de compreensão com o desconhecido. Estão acostumadas com determinada religião desde pequenas, geralmente passada dentro do núcleo familiar, ao se depararem com a religião X ou Y que prega algo totalmente diferente daquilo que ela esta acostumado, a estranheza é normal, mas não é motivo para nenhuma forma de ataque físico, verbal ou psicológico.
A tolerância religiosa é viável desde que os indivíduos parem de tentar diminuir as crenças alheias e aumentar as suas próprias crenças, seja por falta de conhecimento, por medo, ou por qualquer outro motivo, Cada um acredita naquilo que lhe foi ensinado a acreditar, ou que lhe faz bem, sem necessidade de julgamento nem de permissão; um fato interessante é que diversas religiões pregam justamente o amor ao próximo, e que esse mandamento nem sempre é seguido, deveríamos por em prática aquilo que cada religião tem a oferecer de construtivo para um mundo mais agradável à todos, independentemente da sua crença.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás