Título da Redação: A máscara da intolerância

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há mais de 2 anos por Beatriz Vilas Boas


É do perfil humano a busca pelo sentido da vida. Porque existir? Qual o propósito? Se tudo acaba com a morte? E é na religião que muitos encontram uma resposta para sua existência. Mas em qual verdade acreditar? Como aceitar que conflitos movidos pro interesses políticos e econômicos, utilizem o nome da religião como justificativa? Porque não aceitar a opinião do outro? É muita intolerância para uma única sociedade.
É lamentável que o ser humano utilize o nome da religião, como pretexto para cometer tamanhas atrocidades, movidos por não aceitar as opiniões, crenças, preceitos, que um individuo escolhe seguir ou simplesmente pro não crer. Em uma sociedade totalmente diversificada, porque muitos tratam as escolhas de outros como erradas, tentando impor de maneira violenta, que outros indivíduos pensem igualmente, se o ser humano é tão distinto? Porque tanta intolerância?
O terrorismo hoje é um dos maiores exemplos de conflito religioso no mundo, que utiliza a religião como principal desculpa para os ataques terroristas que fazem inúmeras vitimas, mas se olharmos a fundo, os motivos que os movem são interesses políticos, na busca por poder e dominância e econômicos, na procura por riquezas. Porém é a religião a máscara para tamanha crueldade e empenho.
No Brasil a situação não é diferente, porém vimos esses conflitos de forma indireta, baseado no preconceito. Esta ignorância está voltada principalmente para as religiões afro-brasileiras, que ainda hoje é vistas, muitas vezes, como feitiçarias, uma visão totalmente colonial, numa tentativa de desqualificar a crença afro.
Portanto acabar com a intolerância religiosa não é uma tarefa fácil, mas se medidas como, propagandas, campanhas e debates que promovesse a integração de diversas religiões em encontros populares, além da conscientização individual fossem feitas, seriam o começo para a formação de uma sociedade menos intolerante e mais acolhedora.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás