Título da Redação: A intolerância religiosa no Brasil

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por cynthia lima


A colonização do Brasil iniciou um processo de miscigenação de raças, gerando, mais a frente, o típico brasileiro multicultural. Essa característica brasileira foi observada ainda no Brasil colonia, tendo em vista que ao concretizar a invasão holandesa, Maurício de Nassau determina a tolerância religiosa com o objetivo de diminuir a resistência da população ao seu governo.

Na atualidade, a tolerância religiosa é determinada por lei na constituição federal brasileira. Porém, no convívio social, pode-se observar a discriminação religiosa, que ocorre em maioria entre membros de religiões diferentes. Como exemplo temos a religião católica e evangélica, ambas cristãs, mas que travam conflitos desde a antiguidade, como a reforma e contra-reforma, que caracterizam movimentos travados pelas duas religiões.

A intolerância religiosa pode tomar dimensões ainda maiores quando impulsionada pela internet e redes sociais. Colocando em risco a integridade moral e física não só de religiosos, mas também de ateus.

As religiões como o cristianismo, espiritismo, judaísmo e o politeísmo (como na umbanda e no candomblé) são bastante difundidas nas diversas regiões brasileiras. Porém, por seu um Estado laico, no Brasil não se deve impor ou influenciar certa religião nas escolas. Aproveitando esse fato, seria de grande importância que professores e líderes das comunidades incentivassem o respeito e a tolerância religiosa, a partir de palestras, na sociedade local.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás