Título da Redação: A inconsequente intolerância religiosa

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Amanda Nascimento


Ao fazer uma análise da sociedade brasileira, busca-se descobrir as causas da intolerância religiosa no país. Com o crescimento da diversidade religiosa no Brasil é verificado o aumento da intolerância religiosa. Pode-se afirmar que, em razão disso, foi criado o ‘’Dia Nacional do Combate a Intolerância Religiosa’’, comemorado em 21 de Janeiro por meio da Lei nº11.635, sancionada pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o que foi um reconhecimento do próprio Estado da existência do problema. A intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões, em casos extremos, a intolerância torna-se uma perseguição. Isso é, sendo definida como um crime de ódio que fere a dignidade humana. A intolerância, por si só, já é inaceitável. Caracterizado pela falta de vontade em reconhecer e respeitar as diferenças do próximo.
Ao se examinarem alguns dados, verifica-se que em 2014, o Disque 100 registrou 149 denúncias de discriminação religiosa no país. Mais de um quarto (26,17%) ocorreu no estado do Rio de Janeiro. Em relação a 2013, foram registradas 228 denúncias, mas, mesmo assim, mostra que a questão não foi superada no Brasil (Carta Capital).
No dia 14 de Junho, uma garota de 11 anos, foi apedrejada por dois homens que insultaram-a e fugiram após o ocorrido. O crime ocorreu quando o grupo de religiosos voltavam de um culto de candomblé. Os dois homens, que estavam com bíblias sob o braço e parados em um ponto de ônibus, arremessaram contra o grupo uma pedra, acertando a garota. Trata-se de um comportamento criminoso. A jovem teve um ferimento na cabeça e segundo a tia ficou traumatizada. ‘’Não quer mais vestir roupa branca, ela esta traumatizada…’’, revelou (G1.globo). Em consequência disso, vê-se, a total falta de respeito a liberdade religiosa.
Embora, isso seja preocupante, felizmente não chegamos ao ponto de outros países em que grupos radicais se organizam para manifestar, publicamente, o seu ódio a diversidade. Adeptos dos cultos afro-brasileiros não só denunciam, como também, organizam passeatas contra a intolerância religiosa. Fato que ocorreu, uma semana após o caso de discriminação envolvendo a jovem de 11 anos, onde diversos representantes das mais variadas religiões manifestaram a sua indignação contra a intolerância religiosa, apoiando um bem comum, o respeito a fé alheia.
Por isso tudo, se a sociedade se mobiliza, mais obrigações tem o poder público de ficar atento e ser ágil a esses fatos. Caso a intolerância não seja punida exemplarmente, tenhamos consciência de que os fiéis ficarão motivados a agir ‘’em nome de Deus’’. Espalhando o ódio contra a diversidade religiosa e ''salvando'' de si mesmo aqueles que não conhecem o verdadeiro Deus. Infelizmente, é assim que se pensam os responsáveis por ataques brutais, onde o mundo se vê refém da iniquidade humana.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás