Título da Redação: A ignorância dos intolerantes

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Ana Corrêa


De acordo com a Constituição brasileira de 1988, o Brasil é um Estado laico, e, dessa forma, todas as religiões devem ser consideradas oficiais. No entanto, o que se presencia, atualmente, no mundo contemporâneo, são diversos casos de intolerância religiosa, os quais ferem os direitos civis de liberdade de expressão e de culto, sendo esses assegurados pela Declaração dos Direitos Humanos.
Primeiramente, é preciso destacar que segundo Voltaire a intolerância religiosa tem como fundamento básico a busca pelo poder, isso, pois se verifica que os indivíduos tentam impor uma dominância de uma religião sobre a outra, que ao buscar seus próprios interesses, justificados por uma conduta religiosa, difundem um sentimento de etnocentrismo na sociedade. Assim, esse conjunto de ideologias que fere a liberdade e a dignidade humana representa uma atitude de ódio e de desrespeito aos direitos civis, sendo considerado, constitucionalmente, um crime no Brasil.
Além disso, ainda é possível verificar atitudes intolerantes no Brasil do século XXI. Em 2007, o presidente Luis Inácio Lula da Silva proclamou a data 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, demonstrando e reconhecendo que essa postura desrespeitosa continua ocorrendo no país mesmo após a instituição de um Estado laico. No entanto, esse crime de ódio não ocorre somente no cenário brasileiro, sendo possível exemplificar o Holocausto, o qual foi um extermínio pelos nazistas a, aproximadamente, seis milhões de judeus, durante a Segunda Guerra Mundial.
Portanto, a intolerância religiosa é uma realidade brasileira, mas que, no entanto, não deve ser permitida e nem mascarada pela sociedade. Assim, o governo necessita aumentar a fiscalização dos ambientes públicos, por meio do policiamento, a fim de diminuir os casos de desrespeito às diferentes culturas e religiões no país, punindo esses criminosos. Além disso, as escolas precisam promover trabalhos lúdicos com as crianças, visando ensinar-lhes a respeito da diversidade religiosa no Brasil, para que, ao crescerem, tornem-se cidadãos conscientes e tolerantes. Também, a família deve dialogar com seus filhos, para que, dessa forma, eles fortaleçam uma mentalidade de respeito às diferenças, enfrentando de modo respeitoso essas contradições sociais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás