Título da Redação: A desculpa da fé

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há quase 3 anos por Francisca Rocha


A religião e as formas de expressão de fé sempre estiveram muito presentes na sociedade, inclusive, como mantenedora de governos e regimes como a escravização de negros justificadas pela Igreja Católica . Mesmo com a modernização das relações sociais e o maior acesso à informação não foram suficientes para impedir o uso da religião como forma de oprimir determinados segmentos.
A intolerância religiosa consiste em não admitir a existência de outras religiões ou outros gêneros e raças usando meios como a violência física ou verbal para oprimir o direito de expressar-se. Dessa forma, a intolerância é um efeito de um problema que tem como causa a falta de conhecimento a respeito das outras religiões , o extremismo e até mesmo conflitos históricos .
Associados a esse contexto , surge os grupos terroristas , Al Qaeda ,Estado Islâmico e Boko Haram, responsáveis pelo assassinato de milhares de pessoas diariamente. O mais preocupante são a quantidade de indivíduos que se alistam a esses grupos, em nome de um fundamentalismo que tem como finalidade estabelecer a doutrina islâmica em todo o mundo , mostrando que a influência extremista e radical ainda está muito inserida na sociedade.
É conveniente lembrar também da menina que recentemente foi apedrejada ao sair de um culto candomblé por agressores que carregavam uma bíblia na mão como forma de justificar a violência. Casos assim tem se tornado cada vez mais frequente e necessitam de um olhar mais minucioso das autoridades ,principalmente, por figuras públicas que pregam o discurso de ódio incentivando assim o preconceito, na grande maioria das vezes , contra homossexuais, negros ou seguidores de uma outra doutrina.
Em síntese , como proposta de intervenção mais eficaz , é preciso a implementação de ações educativas que levem conhecimento e esclarecimento à população sobre a grande pluralidade religiosa brasileira e a sua importância para formação da cultura de um povo. É primordial também que hajam punições eficientes e voltadas a crimes de violência e depredação de centros religiosos visando reprimir esses atos e buscando a coexistência de todos os credos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás