Título da Redação: A contradição de um país laico

Proposta: A intolerância religiosa no Brasil

Redação enviada há cerca de 3 anos por Beatriz Negromonte


Ao considerar que o Brasil é um país laico e democrático, perceber que a intolerância religiosa existe, é criar uma incógnita com o significado de laico. A palavra, derivada do latim, significa que o Estado se mantém indiferente as religiões e crenças nele existentes.
Essa liberdade de religiões, agora com problemas sutis, nem sempre existiu. No Império, a constituição de 1824, outorgada por D. Pedro, exigia o catolicismo, presente em todo o país. Por isso, com o surgimento da república, existiu o que consideram a separação do estado e da igreja: o país passa a ser laico, aceitar que existem outras religiões e dar a liberdade de crer ou não em uma fé. Porém a intolerância continuou existindo e foi levada ao longo dos anos até a atualidade, onde as massas oprimidas começam a ter mais voz. Não é raro ouvir que alguém foi ignorado pela família ao considerar-se ateu, ou de religião diferente, pois é difícil aceitar a ideia de outras crenças. Aceitar não necessariamente implica em concordar que é verdadeiro, mas concordar que existem outras crenças além da sua, e cada um julga de sua maneira a forma que acredita.
A intolerância ainda existe pelo contexto do ponto de vista e a forma de tratar com a ideia do diferente do seu. O ser humano tem a necessidade de ser diferente, porém ser tratado igual. Essa é a ideologia para a igualdade e o respeito. Ao ponto de vista de um católico, um muçulmano comete atrocidades em nome de sua religião, e aceitar implica em infringir a lei dos direitos humanos de cada país. Aos olhos de um crente, um ateu é desprezível e antiético, além de desprovido do julgamento moral, por apenas discordar de toda a questão existencial. Essas religiões existem para isso, enfrentar as contradições existenciais, mas ao colocar autoritarismo e violência, é desafiante respeitá-las. A questão do respeito é trabalhada com leis, mas não deve ser apenas assim.
O respeito é algo que se leva em toda a vida e deve ser aprendido em casa ou nos ambientes de convivência, senão, como reagir diante de uma sociedade, cultura, país ou religião diferentes? O trabalho em tudo isso é evidente, a educação e a qualidade dela devem ser trabalhadas exaustivamente, para suprir esse mal que existe, porém age com sutilidade em sua forma de atacar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás