Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A integração social da pessoa com Síndrome de Down

Redação enviada em 22/06/2018

O filme “Colegas” mostra a história de três amigos que possuem síndrome de Down e que começam uma jornada em busca dos sonhos deles. No contexto contemporâneo brasileiro, os portadores da condição genética ainda sofrem com a exclusão social. Sendo assim, o preconceito das pessoas para com essa parcela da população gera uma dificuldade de integração dessas vítimas na sociedade. Além disso, a falta de escolas com recursos humanos e pedagógicos para indivíduos com síndrome de Down é um fator que também dificulta o convívio deles em coletividade. Primeiramente, cabe esclarecer que a síndrome de Down é uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Nesse sentido, o preconceito nasce a partir da desinformação, uma vez que a falta de conhecimento de grande parte da população sobre a síndrome de Down faz com que as pessoas considerem os portadores como seres incapazes de conviver em sociedade. De acordo com o filósofo René Descartes: “Deve-se evitar toda precipitação e todo o preconceito ao se analisar um assunto e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto.” Diante disso, é possível perceber que antes de julgar é necessário conhecer e, assim, a ignorância é uma importante aliada da discriminação. Outro fator em questão é a escassez de instituições educacionais públicas que atendam as necessidades dos portadores da síndrome de Down. Dessa maneira, a falta de recursos humanos e pedagógicos necessários para o processo de aprendizagem do indivíduo que possui a síndrome nas escolas públicas provoca uma exclusão educacional das vítimas e um desrespeito aos direitos dessa parcela da população. Assim sendo, a falta de profissionais especializados e de infraestrutura qualificada nos colégios públicos representam um desafio para a inclusão social e educacional dos portadores da síndrome de Down. Torna-se necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para resolver o impasse. Para isso, políticas públicas que atinjam as esferas midiáticas, as redes sociais e a vias urbanas devem ser realizadas pelo Governo do Estado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a síndrome de Down e, assim, transmitir mais conhecimento sobre ela. Ademais, O Governo Federal deve prestar assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o acesso dos alunos com síndrome de Down as escolas públicas e para a formação de professores capacitados para ensinar os portadores da condição genética. Com isso, o cenário representado em “Colegas” pode ser visto com mais frequência.