Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A integração social da pessoa com Síndrome de Down

Redação enviada em 21/04/2018

A Constituição Federal de 1988 - lei fundamental e suprema de um país - assegura a proteção e integração social das pessoas com deficiência. Entretanto, mesmo após os avanços dos direitos desses cidadão, a agregação de deficientes com Síndrome de Down ainda é um desafio em razão do deficit no sistema educacional brasileiro e da negligência do governo no contexto laboral. A princípio, é notório que a má formação socioeducacional contribuiu para a manutenção da inconsistente educação dos alunos Down impossibilitando a integração na sociedade. Isso porque poucos recursos pedagógicos são proporcionados pelo Estado às escolas para atender as necessidades educacionais dos estudantes especiais, bem como jogos lúdicos e adaptados que aprimoram o aprendizado. Assim, conforme o pensamento do filósofo Rousseau, o homem é influenciado pelo meio em que está inserido, o que evidencia a ideia de que a falta de estímulo familiar, na inserção desses deficientes em uma instituição regular para a convivência com pessoas de diferentes origens, afeta negativamente o desenvolvimento das capacidades cognitivas dos indivíduos. Em consequência disso, os portadores da Síndrome de Down enfrentam diversas dificuldades ao longo da vida deles. Um exemplo disso é a complexa incorporação deles no ramo laboral, devido à má fiscalização do governo às empresas para a verificação do cumprimento das leis de contratação de pessoas com deficiência. De acordo com a concepção do pensador John Locke, a organização das normas e do Estado deve ser feita com o objetivo de garantir o respeito aos direitos naturais - como o trabalho -, logo, verifica-se que esse conceito encontra-se corrompido no Brasil, já que o Poder Executivo não cumpre com as diretrizes impostas. Portanto, é fundamental que o Ministério da Educação imponha às escolas a capacitação de professores para que se possa trabalhar com os alunos especiais em sala de aula, assim, os portadores de Síndrome de Down terão a mesma aptidão de aprendizagem como qualquer outro aluno. Além disso, o Poder Público deve criar políticas públicas de integração social para eliminar o preconceito no trabalho objetivando ampliar a participação dos deficientes no ambiente laboral. Desse modo, é possível alcançar o modelo de Estado imposto por John Locke em que todos tem seus direitos assegurados e respeitados.