Título da redação:

Gente como a gente

Tema de redação: A integração social da pessoa com Síndrome de Down

Redação enviada em 24/09/2018

É de fundamental importância a integração das pessoas com necessidades especiais em nossa sociedade. Em contraposição a épocas passadas, período em que muitas famílias limitavam seus entes com necessidades especiais a ficar somente dentro de casa, na contemporaneidade, é de grande relevância a existência de uma data comemorativa definida pela ONU, que mostra para o mundo a necessidade da inclusão social dessas pessoas, apesar do preconceito e desrespeito que elas sofrem. Primeiramente, é preciso fazer com que as pessoas com necessidades especiais pertença à sociedade , ser parte integrante e ser respeitado por suas limitações e alcances. Desse modo, evitando que essas pessoas sejam segregadas e tenham sentimentos preconceituosos e uma visão estereotipada do mundo. Exemplo disso, são as escolas especiais que limitam essas pessoas de terem relações sociais e impedem o desenvolvimento intelectual deles. No caso do portador de Síndrome de Down, que é capaz de compreender as suas limitações e conviver com suas dificuldades, muitos deles demonstram autonomia. Em vista disso, muitos defendem que as escolas devem se adaptar para novas diretrizes de inclusão desses novos alunos. Assim as escolas devem criar novos métodos de ensino, adequar o ambiente escolas aos alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais). Há de se considerar, portanto, que para se fazer a integração das crianças NEE é preciso que o MEC, faça as adaptações nas escolas como: rampas de acesso, banheiros especiais. Além disso, contratar profissionais como, psicólogos e assistentes sociais para dar a devida atenção a esses alunos. Por outro lado, a mídia como grande formadora de opinião deve veicular campanhas esclarecedoras para o público da importância dessa integração social das pessoas com Sindrome de Down e NEE, não só para eles, mas também para que a população desenvolva o sentimento de empatia para com seus iguais.