Título da redação:

Desafios na integração social da pessoa com Síndrome de Down

Tema de redação: A integração social da pessoa com Síndrome de Down

Redação enviada em 12/07/2018

A Revolução Francesa, entre os anos de 1789 e 1799, houve um agitado período na história francesa, que trouxe à tona questões como a liberdade, a igualdade e a fraternidade, influências do Iluminismo.Na contemporaneidade, entretanto, a integração de pessoas com Síndrome de Down, sobretudo, no Brasil, encontra uma série de empecilhos causadas pela desproporção de valores nas esferas educacional e social. Em primeiro lugar, é preciso ressaltar que essa tese pode ser comprovada por meio de dados divulgados pela Estimativa da Federação das Associações Síndrome de Down, haja vista que no total, são 300 mil portadores no País e destes, 25 estão matriculados em um curso superior.Essa realidade desanimadora expõe o descaso do Estado, ao segregar essas pessoas que necessitam de auxilio, porém, convivem com o desprezo coletivo e a dificuldade de se inserirem na sociedade atual.Ademais, de acordo com o filósofo Sócrates, os erros são consequências da ignorância humana.Logo, a inclusão de indivíduos com alteração genética, será lenta e gradativa, já que são causadas pela demora na mudança de mentalidade social. É importante considerar também, que no âmbito jurídico, muitas conquistas já foram alcançadas para o indivíduo com Síndrome de Down, mas, culturalmente, ainda há um longo caminho a percorrer.Outrossim, a persistência do preconceito e discriminação são frequentes, além de serem os piores inimigos dos portadores da síndrome que causam não só o abandono como também a exclusão social.Diante disso, observa-se uma demora do governo em solucionar esse problema, visto que é negligente a maneira como a sociedade se refere e zela essas pessoas.Nesse viés, é imprescindível a fiscalização para que não só a hostilidade como também a intolerância ganhem espaço nos setores sociais. Fica evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver esse impasse.Acima de tudo, o indivíduo com essa alteração genética, tem capacidade de reconhecer e conviver com a sociedade.Nesse sentido, o Ministério da Educação deve disponibilizar professores adequados para escolas públicas e privadas com o intuito de atender a demanda que essa limitação impõem.Além de criar técnicas pedagógicas, incluindo jogos e músicas, e também incluir a fisioterapia, com o fito de estimular a capacidade cognitiva e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.E assim, facilitar a inserção e integração dos portadores da síndrome.