Título da redação:

A verdadeira deficiência é a cultural

Tema de redação: A integração social da pessoa com Síndrome de Down

Redação enviada em 04/04/2018

Ao longo da história Grega, os Espartanos tinham a permissão para matar crianças com deficiência física ou as quais apresentassem uma anomalia, como por exemplo pessoas com síndrome de down. Estes eram vistos como um atraso, um empecilho à expansão grega, além de outros motivos. Hodiernamente, essa história mudou, todavia, a dificuldade de incluir deficientes à atividade social ainda é um problema que assola o mundo contemporâneo, devido não só à negligência governamental, mas também ao preconceito da sociedade. A constituição de 1988 garante a educação inclusiva de qualidade aos deficientes, entretanto, o Poder Executivo não efetiva esse direito. Devido a isso, a dificuldade de inclusão é uma consequência da política ineficácia do Brasil à medida que a oferta não apenas da educação inclusiva, mas também da preparação de professores especializados no desenvolvimento de pessoas com síndrome de down não está presente nas escolas brasileiras, fato que evidencia mais uma vez a dificuldade de retirar os direitos do povo do papel. Da mesma maneira, o preconceito da sociedade ainda é um empecilho ao desenvolvimento dos deficientes nas escolas e faculdade. Segundo os dados da ONU, existem 300 mil pessoas com síndrome de down no Brasil, tal qual 50, apenas, estão cursando faculdade e 150 estão no mercado de trabalho. Estes números refletem a existência da discriminação contra deficientes com down, fato que revigora a valorização dos padrões criados pela consciência coletiva. O padrão só será invertido quando a inclusão dessas pessoas passar a ser vista como um benefício e não um ato de caridade. Portanto, é imprescindível a criação de medidas para resolver esse impasse. Cabe ao Ministério Público criar um projeto para ser desenvolvido em escolas o qual promova palestras, atividades recreativas entre todos os tipos de pessoas , a fim de diminuir os distanciamento da comunidade escolar e social e , por fim, dirimir esse péssimo padrão cultural à respeito dos deficientes. Deste modo, será possível quebrar os paradigmas da história grega e mudar os conceitos da cultura contemporânea.