Título da redação:

“Fake news” e manipulação política nas redes sociais

Tema de redação: A influência de "fake news" no cenário político brasileiro

Redação enviada em 29/12/2018

Tema: A influência de "fake news" no cenário político brasileiro Título: “Fake news” e manipulação política nas redes sociais Nas últimas eleições a população brasileira tem acompanhado seus candidatos com mais policiamento através das redes sociais. Além disso os eleitores conseguem interagir entre si na troca de opiniões e informações que muito ajudam na tomada de decisão em relação ao voto. No entanto, o eleitor pode deparar-se com “fake news” cuja fonte seja pessoas ou instituições que tentam manipular opiniões e, consequentemente, captar votos. Segundo Aristóteles, a política é a ética usada a serviço do bem comum. O bem comum, até onde evidencia-se, só é possível dentro de um regime democrático em que o povo, munido de informações verdadeiras, pode eleger o candidato que melhor lhes representa. Com a popularização das redes sociais tem-se o povo participando de forma mais ativa e acompanhando seus candidatos de perto. Conforme Aristóteles, todo homem tem o desejo de conhecer. Mas segundo o filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, Aristóteles se referia à natureza humana em geral e não a cabeça dos brasileiros: pois no Brasil há desprezo pelo conhecimento, fato que está documentado em suas obras e em muitos artigos escritos ao longo de sua carreira como jornalista. As pessoas costumam ver as notícias e lendo apenas a manchete tomam aquilo como verdade absoluta e, compartilham “fake news” em suas redes sociais levando à disseminação de noticias falsas. Portanto, tendo em vista os aspectos observados, nota-se a importâncias das redes sociais para a democracia e os perigos da manipulação por meio de “fake news”. Esse problema pode ser solucionado se houver intervenção por parte do Ministério Público, colocando agentes de fiscalização que monitore as notícias falsas e, punindo os responsáveis com multas. Outra opção que pode vir do Ministério Público é o diálogo direto com o povo: por meio de jornais, programas de TV etc., informando os cuidados com as “fake News” presentes nas redes sociais.