Título da redação:

A doação de órgãos no Brasil e seus principais desafios

Tema de redação: A doação de órgãos no Brasil e seus principais desafios

Redação enviada em 02/09/2017

Na Bélgica, todos são potenciais doares, a não ser que se registrem como não doadores. Contudo, no Brasil, há grande burocracia, além de poucas campanhas que informem e incentivem a população sobre a importância da doação. Diante disso, urge que empenhos mais elaborados tanto pelo Poder Público quanto pela sociedade civil sejam efetuados com o fito de mudar esse cenário atual. Em primeira instância, ressalta-se a dificuldade que o governo coloca para permitir a retirada do órgão. Apenas pacientes que tiveram morte encefálica podem doar órgãos, mas a atual legislação exige o laudo de dois médicos, um deles obrigatoriamente neurologista. No entanto, não é toda região que tem a infraestrutura necessária, médico com conhecimento nessa área e os equipamentos para fazer o diagnóstico. Logo, esses possíveis doadores são perdidos. Além disso, Kant disse que o homem é aquilo que a educação faz dele. Ele reconhece que a sociedade munida de informação pode viver bem e em coletivo. Para a legislação de 1997 todos era um potencial doador, isso iria aumentar o número de órgãos disponíveis para transplantes, porque muitos não se preocupam a cerca dessa questão. Entretanto, a causa da alteração dessa lei é fruto de desconhecimento da importância dessa legislação, porque algo coletivo e que seria bom para todos causou polêmica. Fica evidente que a população necessita adquirir conhecimento sobre os procedimentos e o destino desses órgãos. Dessa forma, não haveria resistência sobre a doação. Depreende-se, portanto, que o Estado e a população devem trabalhar juntos para mudar essa situação vigente. Para isso, o Ministério da Saúde deve criar um mecanismo para identificar as regiões com altos índices de doadores perdidos para que possam aprimorar recursos humanos e físicos envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos. Paralelamente, o Poder Público deve realizar propagandas por meio das mídias sociais a fim de que possam informar como ocorre o procedimento e orientar a população da importância para os indivíduos que se encontram na fila esperando por um transplante.