Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A deficiente educação financeira no Brasil

Redação enviada em 18/09/2016

No filme Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, Rebeca Bloomwoode era uma jovem que possuía uma compulsão por compras incompatível à sua realidade financeira e isso só muda quando conhece e se envolve no mundo das finanças. Fora das telas cinematográficas, a maciça cultura de ostentação, num cenário de crise econômica, e a dificuldade, sobremodo das classes C e D, em lidar com assuntos financeiros demonstram a necessidade de construir uma sólida educação financeira no Brasil. De acordo com Colin Campbell, ''a ética romântica promove o espírito do consumismo''. Isso aplica-se à cultura de ostentação no Brasil, a qual é reforçada pelas redes sociais. Só para ilustrar, a romantização de determinadas marcas de roupas e smartphones veiculada, sobremodo, no facebook e twitter, que associa o ato de possuir à felicidade e à aceitação social, de forma a incentivar um consumismo desprovido de consciência.Além disso, a atual crise financeira global agrava a situação, visto que que aumenta os números de endividados em função, também, da defasagem da educação financeira no Brasil, uma vez que a maioria dos brasileiros realizam compras sem planejamento, como mostrou a recente pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Outrossim, a ascensão econômica que as classes C e D tiveram nos últimos anos foi dissociada de uma educação financeira. Sendo assim, essas são as mais prejudicadas, posto que têm mais dificuldades em lidar corretamente com o crédito, além de não possuírem investimos bancários o que, considerando a crise econômica no Brasil, as tornam mais propensas a se endividarem e, em caso de desemprego, ficarem desamparadas financeiramente. Ademais, essas classes encontram-se mais suscetíveis a calotes, uma vez que a falta de conhecimento sobre o universo financeiro as levam a acreditar em formas duvidosas de enriquecimento. Em síntese, a defasagem da educação financeira no Brasil traz resultantes lesivas, sobremodo às classes C e D. Para tanto, é necessário que o Ministério da Educação torne obrigatório em todas as escolas e universidades matérias votadas à economia. Ainda por cima, esse ministério junto às prefeituras municipais de todo o país e a economistas deve criar locais comunitários e públicos voltados à orientação financeira da população.