Título da Redação: As implicações da má educação financeira no Brasil

Proposta: A deficiente educação financeira no Brasil

Redação enviada há cerca de 2 anos por Fabricio Ribeiro


Inicialmente é notório que a educação financeira no Brasil é deficitária e é um tabu entre grande parte das famílias. Como consequência disso, as pessoas estão totalmente despreparadas para gerirem de forma sustentável e responsável os seus recursos financeiros e estão mais vulneráveis a caírem em armadilhas.
É indubitável que a falta de educação financeira implica em sérios problemas na vida das pessoas, em especial as que compõem as classes emergentes, que acabam não sabendo lidar com o avanço do seu poder aquisitivo, e em decorrência disso acumulam dívidas e restrições de crédito em virtude da má gestão de seu dinheiro.
Além disso, a falta de preparo no que tange à gestão financeira leva milhares de pessoas a caírem em golpes e amargarem sérios prejuízos materiais e psicológicos. No país os crimes de estelionato aumentam a cada dia e as pessoas despreparadas tornam-se as presas favoritas nas mãos dos predadores “171” de plantão.
Dessa forma, a educação financeira mostra-se fundamental e deve ser adotada pelo MEC como matéria escolar no ensino básico. Também é de suma importância a adoção de campanhas educativas e cursos sobre finanças voltadas à população geral através da mídia e das escolas. Somente através da educação podemos formar cidadãos aptos a gerir adequadamente os seus recursos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018