Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Redação enviada em 28/08/2017

Em pleno século XXI, o Brasil e o mundo encontram-se em uma nova era globalizada, marcada pelos avanços nos meios tecnológicos e científicos. Assim sendo, a fim de alcançar melhores condições socioeconômicas para suas populações, é crucial que os países invistam maciçamente nesses meios. No entanto, apesar de tamanha importância, observa-se que o Brasil enfrenta grandes desafios no que tange ao desenvolvimento científico, o que gera um quadro descrente quanto ao desenvolvimento atual e futuro da nação. Em uma primeira instância, é preciso enfatizar o papel primordial da ciência para o alcance de uma nação desenvolvida. O investimento em pesquisas e a elaboração de novos produtos, por exemplo, gera muitos empregos e eleva a qualificação profissional dos cidadãos, o que, por conseguinte, melhora os índices sociais e econômicos de um país. Concomitante a isso, o investimento na área científica atrai novos olhares para uma nação frente ao cenário internacional, o que se traduz em novos investimentos financeiros, colaborando ainda mais para a elevação de tais índices. Porém, mesmo diante de tantos benefícios, o Brasil tem dado, nos últimos anos, pouca importância ao âmbito científico, gerando um cenário de crescente descrença no pensamento científico no país. A falta de recursos financeiros para o desenvolvimento e manutenção de pesquisas na área, principalmente em meio a um atual cenário de recessão econômica, além da insuficiência de projetos governamentais voltados à evolução da área, podem ser citados como um dos principais fatores para que isso ocorra. Logo, visando reverter essa conjuntura de descrença no pensamento científico no Brasil, medidas devem ser tomadas. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a elaboração de novas diretrizes para o investimento na área científica, mantendo os projetos já existentes e investindo em novas pesquisas, principalmente naquelas que retornam de maneira mais direta à população, como na elaboração de vacinas e medicamentos, o que irá melhorar os índices sociais do país. Junto a isso, o Ministério da Educação pode auxiliar nesse processo por meio da inserção do estudo científico mais presente nas escolas brasileiras, o que fomentará o interesse por esse estudo por parte dos estudantes, formando futuros cidadãos mais compromissados com o desenvolvimento do Brasil.