Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Redação enviada em 01/07/2017

Á partir da segunda metade do século XIX surge o Realismo, nesse momento houve um acelerado processo tecnológico, intenso desenvolvimento cientifico, além do fortalecimento do positivismo, pregado por Comte. Porém, hoje, no Brasil se vê um forte descaso em relação à ciência, sobretudo, em virtude do apego as crenças religiosas e do pouco incentivo por parte do Governo Federal em introduzir a ciência desde o ensino básico à nossa educação. Pode-se dizer que a ciência é pouco explorada pelos brasileiros, principalmente por falta de incentivo a ela por meio de políticas públicas, que visem aguçar o pensamento cientifico nos alunos desde sua formação básica, promovendo feiras de ciência que estimule o pensamento curioso. Sendo assim, a população brasileira é dominada pelo ceticismo, principalmente por não ter a oportunidade de conhecer o método cientifico. Outra questão é a crença religiosa. Essa, supostamente com a resposta para todos os problemas, induz o indivíduo a crer em seus preceitos, vindos de um sentimento cultural e costumeiro, o acolhendo e difundindo seus ideais sem embasamento cientifico. O Que traz à essa pessoa, uma certa comodidade em querer buscar respostas para o que se quer saber, visto que ele aprendeu, desde sempre, que a religião tem as respostas para essa pergunta. Colaborando, dessa forma, para a descrença no que diz respeito ao mundo cientifico. No entanto, para resolver esse impasse em relação a descrença no pensamento cientifico em nosso país é importante que o Ministério da Educação, juntamente com o da Cultura, induza através de palestras, campanhas midiáticas e feiras de ciência, o pensamento cientifico. Além de fazer concorrência entre as escolas, com prêmios atrativos, para despertar nesse adolescente o interesse pela ciência desde o ensino fundamental. E ainda é necessário investimento por parte do Governo Federal nos laboratórios científicos das escolas e universidades a fim de melhorar o acesso ao mundo da ciência e corroborar para um avanço da crença no pensamento cientifico em nossa sociedade.