Título da redação:

A ciência e a crença popular no Brasil

Tema de redação: A crescente descrença no pensamento científico no Brasil

Redação enviada em 10/07/2017

Desde o século XIX o método científico proposto por Descartes vem contribuindo para um enorme avanço para a ciência e a tecnologia, prova disto é a Revolução Industrial e todas as mudanças que houveram no mundo até agora. Sem o pensamento científico provavelmente hoje não haveriam tantos eletrônicos e gadgets espalhados por aí, isto, porque se não houvesse este método talvez nem teria sido desenvolvida uma teoria que permitisse trabalhar tão bem com os elétrons e nem saber-se-ia como eles funcionam. Além disso, a medicina estaria muito atrasada e muitas doenças não teriam sido erradicadas, pois pouco importaria a fisiologia humana e as melhores formas de tratamento das moléstias. Hoje, com tanta informação disponível, o Brasil vive uma época onde não se sabe no que acreditar e assim o brasileiro deixa de questionar o porquê de diversas coisas serem como são. Os próprios jornais passaram a entregar informação duvidosa e muitas vezes sensacionalista, levando as pessoas a acreditarem cegamente em falsas promessas e deixarem de pensar por si mesmas, como foi o recente caso da fosfoetanolamina onde por pensarem que havia uma cura milagrosa para o câncer as pessoas clamaram para que esta substância fosse liberada e distribuída para uso sem antes mesmo de ter passado por diversas etapas de pesquisa clínica e sem se conhecer os efeitos de uso a longo prazo deste fármaco. Com isso, sugere-se que o ministério da educação reforce nas aulas de ciência desde a educação básica até o ensino superior, a importância de haver o método científico com evidências do quão necessário ele é, e que o pensamento científico consiste em fatos e experimentos racionais. Muitas vezes as pessoas só vão ter contato com este tipo de informação quando estão na universidade, mas essa infelizmente não é a realidade de todos no Brasil. Além disso, é preciso que o governo solicite ao conselho de publicidade que regularize e fiscalize mais de perto a divulgação de informações científicas, se possível amparado pelo CNPq para que não haja equívocos que levem as pessoas a perderem a credibilidade pela ciência.