Título da redação:

A mobilidade urbana no Brasil e suas causas e reflexos

Tema de redação: A crescente crise da mobilidade urbana brasileira

Redação enviada em 22/08/2017

A mobilidade urbana refere-se ao deslocamento voluntário de pessoas dentro das cidades. Tal ato vem se tornando uma problemática na esfera social brasileira, uma vez que com o crescente poder de aquisição de automóveis pela população e com a deficiente estrutura pública, torna-se cada vez mais difícil a livre locomoção nos grandes centros do país. A deficitária rede de transportes estatais no Brasil fornece um serviço caro e de má qualidade, o que influencia na decisão dos indivíduos na escolha de como se mover de um local a outro diariamente. Como exemplo dos pontos negativos desse serviço estão as baixas quantidades de ônibus disponíveis o que gera uma superlotação nos mesmos, assim como um alto tempo de espera e de jornada afastando assim boa parte dos cidadãos do seu uso, por mais que uma grande quantidade não tenha outra opção. O grande fluxo de veículos individuais choca-se com os coletivos, principalmente com os de grande porte como carros. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) o tempo médio gasto para os deslocamentos diários em São Paulo, SP é de 2 horas e 49 minutos, sendo esse um reflexo negativo dessa opção. Além disso a taxa de poluição nas grandes cidades eleva-se devido a liberação de gases poluentes, como o dióxido de carbono (CO2), pela queima dos combustíveis, podendo causar inclusive problemas de saúde nas pessoas. A busca por seu próprio meio de movimentação é visada pelos seres humanos devido a maior segurança, conforto e comodidade, já que, assim, podem se flexibilizar quando e como sair de casa. Portanto, a crise no sistema de deslocação no perímetro citadino no Brasil deve ser solucionado através do incentivo do uso de recursos, como a bicicleta, que minimizem os impactos ambientais e no excedente tráfego de veículo, através do Ministério de Transporte, assim como o do Meio Ambiente. Essas incitações podem ser feitas através de campanhas divulgadas pela mídia e de projetos que aumentem a quantidade e qualidade dos transportes públicos como atrativo para a população, ajudando assim em uma maior locomobilidade urbana.