Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: A crescente crise da mobilidade urbana brasileira

Redação enviada em 15/05/2019

Na Constituição Federal de 1988 no artigo 5 é garantido o direito de ir e vir ou seja de se locomover no territorio brasileiro,contudo este direito esta sendo lesado no cenario comtemporâneo nacional.Em virtude do caos urbano das grandes metrópoles que é causado principalmente pelo mal planejamento das cidades e tambem do alto numero de automoveis particulares nesses centros.Neste sentido convém analisar as principais causas,consequencias e possiveis resoluções para essa problemática. Pode-se mencionar por exemplo em relação ao planejamento das cidades,que o Brasil como sendo considerado um pais subdesenvolvido tem como caracteristica semelhante aos demais dessa categoria uma urbanização tardia e com o planejamento das grandes cidades de forma desorganizada. Diferentemente dos paises desenvolvidos que tem como caracteristica cidades planejadas e com uma otima mobilidade urbana como é por exemplo na Dinamarca que esta entre os sete paises com melhor mobilidade urbana segundo o site o globo. Além disso outro fator contribuinte para o transtorno no transito brasileiro foi que com o fim da Segunda Guerra Mundial e a ascençao do capitalismo a valorização da cultura de carros se tornou algo recorrente no contexto nacional .Com isto a apreciação do automovel individual fez com que a frota crescesse 400% em dez anos conforme os dados da fundação Getulio Vargas diferentemente das contruções para um transporte alternativo que nao segue este mesmo indice. Visto isso é essencial adotar medidas na politica de infraestrutura e também no comportamento da sociedade para intervir nas causas das dificuldades da mobilidade urbana.Portanto compete ao ministerio da infraestrutura fiscalizar as exigencias da lei de mobilidade urbana que exige que as cidades elaborem planos para essa problematica com objetivo de melhorar o transito nestas.Outra medida que pode ser adotada é a concientizaçao da populaçao sobre os desafios da mobilidade por meio de campanhas publicitarias afim de mostrar novas alternativas de modais de transporte alem do carro.