Título da Redação: Uma nova sociedade de estamentos

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Camilla Leal


Roma antiga,distante não só no tempo como também nos valores. Época na qual o rei afirmava que a plebe poderia se divertir com todos,de uma forma compactada. Distinguindo-se do passado,a sociedade brasileira hoje têm-se uma camarotização,criando não só um cenário de espetáculos,como também uma divisão de classes,pondo em questão a harmonia.
É necessário afirmar que as pessoas não estão preocupadas no ''ter'' e no ''ser'', e sim no ''aparecer''. Atualmente,a ostentação dos elitizados é tão grande que eles esquecem de viver o momento,se preocupam em mostrar para os outros onde eles estão e o que estão fazendo,realizando uma espetacularização. As pessoas devem horrores,mas fazem questão de comprar um carro caríssimo.Logo,as pessoas não medem sacrifícios para criarem uma outra imagem a ser veiculada,gerando grande impacto também na população menos favorecida.
Em um primeiro plano deve-se destacar que uma sociedade de privilégio acarreta grande segregação social.A divisão de classes está cada vez mais notória,pois hodieramente ocorre uma popularização dos produtos usados antes apenas pelos mais ricos.A falta de serviços de qualidade como saúde e educação corrobora para tal divisão,já que os elitizados podem pagar por melhores serviços.Sendo assim,é difícil estabelecer um cenário de harmonia com tamanho separatismo e privilégio.
Posto isso,para estabelecer um cenário parecido com o vivido na Roma e amenizar a problemática da marginalização dos mais pobres,cabe ao governo melhorar os serviços prestados,dessa forma,os mais ricos não desejarão pagar por um serviço que está sendo prestado da mesma qualidade ou melhor.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás