Título da Redação: Uma democracia de privilegiados

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Luanderson Fernandes


Uma estratificação feudal do século XXI que se mostra totalmente apartante e almejado por muitos, mas, no entanto, só conquistado pela elite, vem taxando cada um por aquilo que ela tem no bolso. A segregação sócio-econômica está chegando ao seu ápice devido a um pensamento capitalista de que você é aquilo que tem ou aparenta ter.
O desejo de ser notado por outrem se torna maior do que qualquer outra ambição. O fato de você possuir uma pulseira e essa lhe conceder uma posição superior, expressa uma futilidade acarretada pelas mensagens trazida por diversos meios de entretenimento utilizados por essa grande massa de ambiciosos. meios estes que impõem um estilo de vida milionário a pessoas que detém da posse desta vantagem.
Um apartheid não racial, mas econômico, que titula quem tem para gastar e quem não tem. Diversos locais, atualmente, estão com áreas restritas em lugares vantajosos que só é permitida a entrada daqueles que pagam uma taxa extra exponencialmente maior. assemelha-se a um muro que divide os dois grupos inferiorizando um e vangloriando outro.
Não só em locais pequenos, mas aparenta a existência de duas democracias dentro do território inteiro. Ter recintos separados para pessoas que possuem uma renda mais que satisfatória e essa ser favorecida, diminui a afirmação de um Estado democrático, tornando a concretizar a ideia de um Estado capitalista afagante aos que dão lucro.
Portanto, o corpo que detém o poder ao reduzir motivações ostentativas que cercam todos e estimulando a criação ou exclusão de locais onde há o entretenimento atrativo em comum , como casas de festas e estádios onde não hajam áreas VIP's. Esta ação diminuiria a separação e longo prazo, fazendo-os interagir novamente como eles realmente são. Todos brasileiros.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Salete Mara da Silva

    Caro aluno, você apresenta fatos e argumentos muito bons! Falta pouco para você atingir a nota máxima. Em relação à norma culta, você deve se atentar na questão da pontuação e concordância. Desvios como "pelas mensagens trazida" podem te tirar pontos na competência 1. Os argumentos e a estrutura do texto estão bons, mas faltou desenvolver melhor a sua conclusão com a proposta de intervenção. Além do parágrafo ter ficado um pouco confuso, a sua proposta ficou vaga. Você sugere que "esta ação diminuiria a separação e longo prazo, fazendo-os interagir novamente como eles realmente são. Todos brasileiros.", mas qual ação? Por que o sentido de união enquanto nacionalidade? Tente desenvolver mais a sua conclusão, com uma proposta que seja detalhada e articulada à discussão que você desenvolveu no texto, respondendo as questões: "como?"; "por que?"; e "para que?".

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás