Título da Redação: Um quadro medieval

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Luan C.


Estamentos. Desigualdade. Hierarquia. Diante do atual cenário dos “rolezinhos”, a sociedade brasileira evidencia que as características feudais encontraram lugar para adentrar nas terras tupiniquins. Esta distinção é fruto da sociedade capitalista, a qual tem entre seus princípios pregar o ter sobre o ser, ou o mais comum dos casos: o parecer sobre o ser.
A posse dos melhores produtos, por exemplo, tem se mostrado um elemento decisivo nas avaliações cotidianas entre diferentes pessoas. O valor dado à impressão acaba por fazer com que o indivíduo perca sua personalidade para que o seu aparente status seja relacionado ao de um ideal comum de ostentação e riqueza.
Do mesmo modo, as relações entre pessoas de classes sociais distintas estão cada vez mais se tornando algo raro. A distância entre os transportes públicos lotados e uma limousine parece ser maior do que questão de metros. Esta perda de contato com o diversificado molda indivíduos que acham o preconceito questão de opinião.
Vê-se, portanto, que embora o ideal pregado pelas mídias seja o de uma sociedade de classes em harmonia, só haverá real mudança quando a palavra “classe” tiver um significado apenas científico. O Governo e ONGs poderiam, como forma de assistência, promover debates entre pessoas de diferentes segmentos econômicos sobre temas diversos e, deste modo, mudar o quadro da realidade em exposição.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Mariana Pacheco

    PONTUAÇÃO "Vê-se, portanto, que,(VÍRGULA) embora o ideal pregado pelas mídias seja o de uma sociedade de classes em harmonia, só haverá real mudança quando a palavra “classe” tiver um significado apenas científico. " ARGUMENTAÇÃO 1) " O valor dado à impressão acaba por fazer com que o indivíduo perca sua personalidade para que o seu aparente status seja relacionado ao de um ideal comum de ostentação e riqueza." " Esta perda de contato com o diversificado molda indivíduos que acham o preconceito questão de opinião." - Por que tais situações são um problema? Lembre-se que é necessário problematizar o que é observado por você a fim de delinear e fundamentar seu posicionamento crítico. Não basta identificar os problemas. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO "O Governo e ONGs poderiam, como forma de assistência, promover debates entre pessoas de diferentes segmentos econômicos sobre temas diversos " - Procure detalhar sua proposta de intervenção; que órgão do Governo seria responsável por tal ação? Estas medidas seriam colocadas em prática de que forma? ----- PROCURE EXPLORAR REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL, ou seja, acesse e articule as variadas áreas de conhecimento para melhor desenvolvimento do tema; isso fará com que você demonstre maior conhecimento e domínio crítico em relação aos variadas aspectos problemas que o tema aborda.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás