Título da Redação: Um quadro medieval

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Luan C.


Estamentos. Desigualdade. Hierarquia. Diante do atual cenário dos “rolezinhos”, a sociedade brasileira evidencia que as características feudais encontraram lugar para adentrar nas terras tupiniquins. Esta distinção é fruto da sociedade capitalista, a qual tem entre seus princípios pregar o ter sobre o ser, ou o mais comum dos casos: o parecer sobre o ser.
A posse dos melhores produtos, por exemplo, tem se mostrado um elemento decisivo nas avaliações cotidianas entre diferentes pessoas. O valor dado à impressão acaba por fazer com que o indivíduo perca sua personalidade para que o seu aparente status seja relacionado ao de um ideal comum de ostentação e riqueza.
Do mesmo modo, as relações entre pessoas de classes sociais distintas estão cada vez mais se tornando algo raro. A distância entre os transportes públicos lotados e uma limousine parece ser maior do que questão de metros. Esta perda de contato com o diversificado molda indivíduos que acham o preconceito questão de opinião.
Vê-se, portanto, que embora o ideal pregado pelas mídias seja o de uma sociedade de classes em harmonia, só haverá real mudança quando a palavra “classe” tiver um significado apenas científico. O Governo e ONGs poderiam, como forma de assistência, promover debates entre pessoas de diferentes segmentos econômicos sobre temas diversos e, deste modo, mudar o quadro da realidade em exposição.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás