Título da Redação: SOCIEDADE OPACA

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Gian Gilberto


O contraste das diferentes classes sociais brasileiras acentuou-se nas últimas décadas. Excluisividade e privilégios concentram-se nas mãos de uma pequena parcela da população. Esse parâmetro traz consequências de cunho social, psicológico e político.
Desde filas vip’s para entrar em baladas à agências bancárias personalizadas. A elitização avança em vários setores do país. Esse apartheid social potencializa o índice de marginalização e criminalidade, consequências de quem não pode se enquadrar a essa elitização.
Outra vicissitude oriunda da desigualdade da separação das classes é o transtorno psicológico gerado pela inveja e a frustração em aqueles que não conseguem atingir tal incremento social.
A sociedade do espetáculo também desvirtua o sistema democrático vigente, pois o princípio do bem comum deixa de existir quando a qualidade da saúde, segurança e educação passa a ser melhor para aqueles que podem pagar por ela.
Tendo em vista os problemas apresentados devido ao contraste gerado pelo lampejo de alguns, a sociedade brasileira precisa remoldar seus hábitos para que não entre em um obscurantismo total.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Heloisa Ribeiro Rodrigues

    Caro aluno, você tem um domínio muito bom da modalidade formal da língua! No entanto, alguns erros recorrentes empobreceram o seu texto, tais como: o mal uso de vírgulas - bem como de pontuação, em geral -, certa confusão entre preposições e advérbios, palavras grafadas de maneira incorreta, colocação pronominal e, principalmente, uma falta de VOLUME de informações e pontos de vista que dessem mais "corpo" ao seu texto. A sua argumentação é bastante consistente e inteligente! A forma como você se expressa é madura e categórica - o que é excelente. Tente elaborar mais as suas ideias, porém. Seja um pouco menos sucinto, especialmente no que diz respeito à sua conclusão, que não apontou proposta de INTERVENÇÃO alguma ante a problemática do tema. Lembre-se de que a mesma constitui a pontuação de toda uma competência! "Remoldar os hábitos" configura sugestão extremamente vaga, insuficiente. Estude os pontos mencionados e continue praticando, pois você tem muito potencial! Grande abraço, Heloisa.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás