Título da Redação: Sociedade do espetáculo

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


A divisão entre classes sociais é uma ação que acompanhou a sociedade ao longo de toda a sua trajetória histórica. E em consequência disso, nota-se o surgimento de um novo fenômeno: a camarotização.Este é um fato que promove cada vez mais a segregação da sociedade e portanto não é uma ação benéfica pois fere um dos princípios básicos da democracia: a igualdade.
Ao se examinarem alguns fatos, verifica-se que a ascensão do capitalismo favoreceu o processo de camarotização. Aqueles que possuem maior poder de consumo tem acesso aos melhores serviços nos mais diversos campos como na saúde, na educação entre tantos outros e portanto, está elitização dos serviços se torna exclusividade apenas de uma parcela da população e faz com que entre elas se forme um abismo.
Além disso com a globalização e o advento das redes sociais,se potencializou o surgimento da "Sociedade do Espetáculo" onde o indivíduo pode se mostrar ao mundo. Segundo Bauman o que acontece é a transformação dos indivíduos em mercadorias, pois nesta sociedade de consumidores há uma incessante busca em tornar-se uma "mercadoria desejável" para que assim se possa ser aceito, notado, seguido e valorizado. O parecer e o ter torna-se mais importante do que o ser.
Fica evidente portanto que é preciso que o Estado crie medidas que visem a igualdade social garantindo que os setores com menor poder de compra também tenham acesso a serviços de qualidades. E cabe ao indivíduo o dever de assegurar que seus direitos sejam garantidos para que assim possamos prosseguir rumo à vivências mais plurais e democráticas.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Estépheny Alvarenga

    Olá, o seu texto possui uma boa escolha lexical, mas há alguns desvios de pontuação que precisam ser eliminados para a obtenção de uma progressão textual mais fluída. Ademais, tente repetir menos o "portanto", troque por seus sinônimos como: entretanto, assim sendo, desta maneira, desse modo... Ele é recurso coesivo que dá articulação, tente aumentar o seu repertório de recursos coesivos para mais articulação. Sobre o conteúdo, o seu texto não possui problemas porque parte de uma linguagem imparcial e referencial para discutir argumentos muito relevantes ao tema. Além disso, a intervenção mostrou direcionamento e especificidade.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás