Título da Redação: Sempre o famoso "camarote"

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Natália Andrade


O processo de urbanização das cidades intensificou-se no século XIX, o que provocou a saída de pessoas do campo para as cidades, de forma desorganizada e sem planejamento. Isso provocou a desorganização das cidades e o surgimento das periferias. Ou seja, o processo de "Camarotização" já vem de tempos remotos, como forma de divisão das classes sociais.
Podemos perceber de forma bem clara que, há uma divisão na sociedade brasileira entre os "ricos" e os "pobres". Estes, até frequentam os mesmos lugares, mas, são recebidos de forma diferente, porque não possuem dinheiro, sendo discrimados.
Lojas, shows, estádios de futebol, isto é, lugares que são públicos, têm o atendimento diferenciado com as pessoas. Por exemplo, quando uma pessoa pobre entra em uma loja, ela não é bem recebida como um rico, que vai bem vestido e demonstra ter dinheiro. Muitos donos de loja pensam que, quando um pobre entra em sua loja, vai é roubar, muitas vezes expulsando-o.
Em decorrência disso, muitas pessoas ficam constrangidas. Mas, isso somente ocorre por causa da falta de políticas públicas eficientes. Se os hospitais e escolas públicas fossem bem estruturadas, não existiriam as particulares, pois, as pessoas de classe alta não precisariam procurar serviços melhores e, assim, não iria haver essa divisão.
Então, esse processo de divisão de classe social deve acabar, permanecendo a democracia entre todos, através da melhoria dos hospitais e escolas por parte de políticas públicas, para que as particulares sejam extintas. Ofertas de empregos e cursos também devem ser lançados para os jovens, para que estes possuam uma melhor formação e tenham um estilo de vida adequado. Lugares públicos como shows e estádios de futebol devem ser estruturados de forma igual, afim de receber todos no mesmo local, para que os "camarotes vips" sejam extintos e, junto com eles, a divisão de classe. Só assim, poderemos ter um país mais democrático e igualitário.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás