Título da Redação: Segregação social: a democracia parcial brasileira.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Fernando Silva


Segundo Aristóteles, a democracia é o regime fundado na idéia de que os homens são iguais em tudo, e a oligarquia, é exatamente o contrário disto. Na sociedade brasileira contemporânea - considerada por muitos uma democracia - , são notáveis grandes traços de oligarquismo, principalmente quando observamos as segregações sociais, que, cada vez mais, tem separado os indivíduos em classes, onde as mais ricas acabam por ser as únicas que tem condições de receber um serviço digno, seja na saúde, na segurança ou em entretenimento - Eis o desafio: diminuir as segregações de classes e reestabelecer a igualdade que se perdeu com elas.
Recentemente, um médico foi assassinado por um menor na ciclovia de um bairro nobre, na Zona Sul do Rio de janeiro. Logo no dia seguinte, havia uma grande quantidade de forças de segurança na àrea, para garantir que não iria acontecer novamente. Já num bairro pobre da Zona Norte, dentro do BRT - que é um dos mais novos sistemas de transporte - houve um caso de roubo em que um idoso foi esfaqueado, e esta notícia praticamente não apareceu nas principais mídias, o que fez os usuários das redes sociais questionarem a mídia e o policiamento do Rio de Janeiro - que não deram a mesma importância, se comparado ao caso anterior.
Nos hospitais, a cena é parecida: pessoas ficam meses esperando por atendimento, ao mesmo tempo que alguém com um pouco mais de dinheiro pode pagar pelo mesmo e ele ser feito naquela semana. Prova disto é a fila atual do exame de ultrassonografia com Doppler pelo SUS no Rio de Janeiro, que, conforme a empresa de informação da saúde do País(DataSUS), está com uma fila de onze mil pessoas aguardando, com marcação disponível apenas para outubro deste ano, enquanto nos hospitais particulares, após feito o pagamento, o exame é marcado para a mesma semana.
Torna-se evidente, portanto, que são necessárias algumas medidas do Governo brasileiro em conjunto com a mídia para formação de uma sociedade mais justa. É dever do Governo investir nos hospitais públicos para que a qualidade fique, ao menos, parecida com a dos hospitais particulares, visto que os impostos estão entre os maiores do mundo e praticamente não há retorno à população. A mídia, por sua vez, deve passar a dar maior ênfase aos casos de crimes cometidos em àreas menos favorecidas. Desta forma, finalmente, poderemos considerar a sociedade realmente democrática, conforme a definição de Aristóteles.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás