Título da Redação: Segregação e desigualdade democrática

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Mars


Como a maioria das pessoas sabe, a desigualdade social existe e sempre existiu, no Brasil e no mundo. Contudo, esta tendência a segregar as classes, cresce com a "camarotização" da sociedade, que se caracteriza por separar os diferentes estratos sociais, em lugares públicos, por exemplo. O que é contraditório, levando em conta que vivemos em um regime democrático.
Já dizia Karl Marx, filósofo e economista do século XIX, "A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes", pressupõe-se que a desigualdade está imposta na cultura em que vivemos, mas nunca se mostrou tão presente, talvez esteja até mesmo associada a modernidade e as mídias sociais, que ganham cada vez mais força.
A "camarotização" da sociedade fez com que pessoas de diferentes nichos sociais deixassem de sentar lado a lado em jogos de futebol, parassem de frequentar os mesmos tipos de estabelecimentos públicos, como praças e escolas, fato que não faz o menor sentido sabendo-se que vivemos em uma democracia, o governo de todos, das grandes maiorias. Locais de acesso público deveriam ser tão bons quanto privados, e shoppings centers não deveriam ser os únicos pontos de encontro entre as mais distintas classes, lá dentro somos todos meros consumidores.
Desigualdade social é uma imutável, e democracia não significa perfeita igualdade, entretanto, é ao menos necessário que compartilhemos uma vida comum, respeitando e cuidado do que pertence a todos que integram nossa sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás