Título da Redação: Segregação e democracia.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por João Albuquerque


Durante a linha histórica, percebe-se que as sociedade sempre se segregaram, separando ricos dos pobres. A esse fenômeno onde pessoas de classe alta tomam posições de destaque chamamos de camarotização. Se vivemos em uma democracia, por que alguns recebem tratamentos diferentes de outros?
Bailes, boates e diversas festas fechadas apresentam opções de ingressos que variam de acordo com o local que a pessoa quer ficar e o preço que está disposta a pagar. Isso mostra a seleção do pessoal, pois quem não tem condição de pagar melhor camarote é obrigado a pagar menos e ficar em lugares inferiores.
Se em um governo democrático o poder é do povo e para o povo, entende-se que serviços básicos devem ser proporcionados à população de forma homogênea, com escolas públicas de qualidade, sistema de saúde que realmente funcione entre outros que concorrem com serviços privados.
A diferenciação começa desde criança, quando o pai não deixa o filho brincar em certos lugares com algumas pessoas. Ou simplesmente coloca-o em colégios particulares por má qualidade do ensino. Para erradicar com esse problema no país é necessário eleger um governo que realmente faça diferente, e invista nas áreas defasadas do país, levando todos a participarem de um mesmo sistema.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O tema é bem abordado e o candidato demonstra bom domínio da língua padrão e da tipologia textual requerida. Atenção para o uso equivocado do "onde" no primeiro parágrafo. O candidato deve evitar fazer perguntas. Falta interdisciplinaridade no texto. A proposta de intervenção referente ao fortalecimento dos serviços públicos é muito pertinente e poderia ter sido melhor explorada, com exemplos de países desenvolvidos nos quais os serviços públicos são de alta qualidade. Já a proposta de intervenção que sugere que deve-se eleger políticos que realmente façam a diferença é vaga, pois o que significa "fazer diferente"? O que o governo precisaria fazer, na prática, pra erradicar o problema?

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás