Título da Redação: Segregação democrática

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Rafa


"Camarotização social" e "segregação", teoricamente, são palavras que não podem compartilhar espaço com "democracia" em uma mesma frase. O mínimo que se espera de um país que sofreu tanto durante a década de 1980, para conseguir a tão sonhada democracia, é que ele se orgulhe do feito e honre todas as palavras de ordem ditas em movimentos, como o "Diretas já".
Após décadas, o Brasil continua sofrendo: a classe social baixa vota na classe ascendente, que por sua vez entrega o país nas mãos de grandes empreiteiras. Segundo a Constituição Brasileira, promulgada em 1988, o voto é direito de todos os cidadãos (o que é tido como democracia). Mas e os eleitos? Permanecem nos cargos por quatro anos e realizam ações, fazem propostas de emenda constitucional, utilizando jargões a fim de manter a classe descendente "fora" das decisões mais importantes referentes ao rumo do país.
A sociedade brasileira é desmotivada quanto a política, pois, desde a conquista da democracia, o voto é visto pelos mais velhos e passado a diante para os mais novos, como obrigação. Algo fixo, que nunca irá mudar seu objetivo principal (independentemente da vertente direitista ou esquerdista): acúmulo de capital para o bem pessoal.
Podemos encaixar a política na teoria de biopoder do filósofo francês Michel Foucault: candidatos de vertentes diferentes, utilizam de sua sabedoria (e por que não dizer "esperteza"!?) para convencer as diferentes classes sociais de suas competências, e nessa "guerra" de política, sai ganhando quem não faz parte da classe descendente (mais uma vez).

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás