Título da Redação: Segregação das classes

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Andressa Migando


A segregação na sociedade brasileira não é um fenômeno recente. Pode-se citar, por exemplo, a reforma de Pereira Passos no Rio de Janeiro, que valorizou o centro da cidade, favorecendo os mais ricos e expulsando os mais pobres. Entretanto, essa separação tem se tornado cada vez mais nítida, causando consequências negativas, principalmente no âmbito social e cultural.
De fato, pode-se perceber que a maior parte dos serviços públicos não apresentam uma boa qualidade. Os transportes não têm infraestrutura e apresenta superlotação, assim como o atendimento médico e as escolas. Isso acaba fazendo com que pessoas com melhores condições financeiras escolham o serviço privado, que lhes garante conforto e assistência melhor. Além disso, são criados cada vez mais benefícios para a classe mais alta, distanciando ainda mais esses grupos sociais.
É fundamental apontar, ainda, que a segregação socioespacial causa efeitos negativos, como a discriminação. Diversas pessoas de classes mais ricas passam a rejeitar costumes, músicas, comidas e lugares frequentados por pessoas de classes mais pobres. Prova disso é o preconceito com o funk carioca e a proibição do encontro de jovens com menos situação financeira nos shoppings, denominado popularmente como "rolezinho".
Fica claro, portanto, que esse afastamento é um problema enraizado na nossa sociedade e que precisa ser combatido. Como um país democrático, no qual um dos seus pilares é a igualdade, não é aceitável que sejam criados benefícios apenas para os mais ricos. Sendo assim, o governo deve investir mais nos serviços públicos, que são para todos. A população, por sua vez, tem o dever de cobrar essas melhorias do Estado, até mesmo por meio de manifestações. Além disso, as escolas devem ensinar a jovens e crianças a aceitar as diferenças e respeitá-las, sem discriminação.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Heloisa Ribeiro Rodrigues

    Caro aluno, você tem um domínio muito bom da modalidade formal da língua! Parabéns! O seu texto ficou bastante organizado e muito bem estruturado. Preste atenção, no entanto, em dois pontos: primeiramente, ESTUDE mais concordância, especialmente, concordância de número. Apesar de ter sido o seu único erro gramatical, configura erro grave! Trata-se de um erro grave, até mesmo na oralidade (cheque o segundo parágrafo). Em segundo lugar, a sua conclusão ficou um pouco vaga, isto é, a sua proposta de intervenção ante a problemática do tema não ficou muito nítida. Por exemplo: em QUAIS serviços públicos o governo deverá investir mais? Ou COMO as escolas devem ensinar esse tema aos alunos? Não é preciso que você seja muito específica, mas é necessária, sim, uma elaboração maior, um direcionamento maior dessa proposta de intervenção. No mais, o seu texto ficou muito coerente! Grande abraço, Heloisa.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás