Título da Redação: Roma ao avesso

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 3 anos por Daniele Oliveira


A grande questão é: As pessoas têm abandonado seu “espírito” de integração e harmonia social pelo “egoísmo” do capitalismo? O ser humano tem se tornado cada vez mais individualista com o desenvolver de suas tecnologias. As disparidades são visíveis tanto pela elite quanto pelas minorias. Não minorias por questões quantitativas, mas por qualitativas, pelo seu baixo poder de voz.
A Roma antiga não é uma época distante apenas pela temporalidade, mas também pelas características comportamentais dos indivíduos. O imperador construiu o Coliseu no intuito de unir a população em momentos de distração e divertimento com a política do pão e circo. Integrar o pobre e o rico numa mesma atividade. No Rio de Janeiro, a construção do estádio de futebol no bairro do Maracanã tinha por princípio o mesmo objetivo, contudo, observa-se distinções quanto aos preços das arquibancadas e os camarotes.
Os elevados preços em atividades culturais, como cinema, teatro, fazem com que esses ambientes possuam aparência elitizada. Isto nega ao pobre o direito de adquirir conhecimento básico para a formação de seu senso crítico na medida que sua participação na política nacional se torna alienada e facilmente manipulada por outros. Crianças e jovens instruídos têm qualificação necessária para disputar as vagas de qualquer instituição, seja ela privada ou pública com a prole educada em colégios particulares e de boa qualidade. Apesar da legislação garantir ao cidadão o direito à igualdade e ao lazer, a cultura está primando o ter ao invés do ser. O bem-estar do outro não importa enquanto o seu estiver mantido.
Sendo assim, ter condições suficientes para pagar as despesas em um camarote e não ficar endividado ao final do mês é motivo de “status” e privilégio para poucos. A solução a ser tomada pelo governo é a de tornar acessível o acesso à cultura a nível das classes média e elite, nivelar o preço para entradas de cinemas, teatros, óperas, concertos. Tornar igualitário o ensino nas escolas. O aprimoramento da educação é a solução mais adequada a médio e longo prazo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás