Título da Redação: Resolvendo o problema da segregação social brasileira

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Guilherme S. de Oliveira


A partir do século XXI, as políticas desenvolvimentalistas adotadas pelos presidentes brasileiros possibilitaram a inserção do Brasil entre as dez maiores economias do globo. Desse modo, houve um notável aumento da aquisição social das classes médias, que acabaram por escolher serviços de melhor qualidade. A classe C, no entanto, acaba por utilizar serviços precários e pouco eficientes. Assim, um ciclo de segregação social é formado na sociedade.
Essa separação entre os grupos sociais extremos da população tupiniquim, se dá devido a deficiência infraestrutural nas áreas de lazer, transporte, saúde e educação. As parcelas mais abastadas, em virtude de seu maior poder aquisitivo, optam por serviços VIP - do inglês Very Important People -, que proporcionam vantagens, como locais privilegiados em cinemas e concertos e cabines luxuosas em vôos nacionais e internacionais.
Contudo, a utilização de serviços VIPs por parte dos abonados, interrompe o compartilhamento de virtudes entre as camadas sociais. É necessário que estes diferentes estratos convivam na vida cotidiana, minimizando as diferenças causadoras das desigualdades sociais.
Portanto, para reduzir os índices de segregação entre a sociedade, devem ser aperfeiçoados a estética, a eficácia e a segurança dos serviços públicos através do redirecionamento de verbas estaduais. Com isso, escolas, hospitais e ônibus serão aprimorados a tal ponto que todos queiram usar, inclusive os financeiramente privilegiados. Assim, conceitos e valores que uma vez foram perdidos, serão reencontrados, então, por meio da confraternização da sociedade.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Gilmar Fava

    Olá, Vejo que os seus argumentos são muito consistentes e gostei da forma como você defendeu o seu ponto de vista. O que me chamou atenção no seu texto é o fato de que, com toda essa estrutura argumentativa, há algumas dificuldades em trabalhar com advérbios, conexão de períodos e sinais de pontuação. Essa situação é mais confortável quando se tem o domínio da formalidade da língua e isso não é difícil, pois, é preciso rever sempre o assunto e reavaliar o que escrevemos, já que temos o hábito de escrever da forma como falamos e isso não pode acontecer. Mas, à vista de tudo isso, o que importa é que continue a produzir outros textos, procure reler o que escreves e cuide desses pequenos equívocos, porque, de fato, são pequenas falhas que o tiram da boa qualificação do Enem. Boa sorte e sucesso!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás