Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há quase 2 anos por Taty


Para muitos estudantes e cidadãos que já refletiram sobre o capitalismo podem concordar que em toda sua trajetória ele se aproveita de oportunidades para lucrar. A elitização dos espaços sociais é prejudicial para a sociedade de um modo geral e para a democracia. O Brasil de certa forma da espaço para o capitalismo “solucionar” os problemas mais imediatos no país, oferecendo serviços pagos a população que deveriam ser de graça, porém, a segregação é evidenciada a cada geração e dificulta a reintegração de convívio entre essas pessoas.
Percebe-se que a infraestrutura que sanaria as necessidades básicas são precárias na maioria das regiões brasileiras, as escolas públicas e os hospitais são os mais visíveis. Escolas particulares e planos de saúde são opções que o capitalismo oferece graças ao descaso dos poderes públicos que não consegue manter o ensino e tratamentos de qualidade de forma pública. E nesse caso, a população não está errada porque são necessidades imediatas e que não podem esperar a consciência de alguns irresponsáveis.
De outro modo, há a elitização de praticamente tudo, shows, boates, estádios e até mesmo nos produtos que são vendidos. A empresa norte-americana Apple se tornou mais que uma marca ela é sinônimo de status, quem possui um iPhone ou iMac é instantaneamente diferenciado. Infelizmente esses produtos têm um custo muito alto e com os impostos brasileiros se tornam ainda mais absurdos.
Com o intuito de amenizar os danos que o poder aquisitivo pode causar em uma sociedade desigual algumas medidas são necessárias. O Estado primeiramente deve priorizar o melhoramento das necessidades básicas da população como saúde, transporte, educação e lazer. Organizar projetos para que haja limites entre a diferença de valores em locais de lazer como não ultrapassar a diferença de 50 reais de um ingresso na pista de um show e camarote. E o governo deve estabelecer metas em conjunto com o PRONATEC para regularizar trabalhadores informais e capacita-los com o fim de melhorar a qualidade de vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás