Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 1 ano por Taty


Para muitos estudantes e cidadãos que já refletiram sobre o capitalismo podem concordar que em toda sua trajetória ele se aproveita de oportunidades para lucrar. A elitização dos espaços sociais é prejudicial para a sociedade de um modo geral e para a democracia. O Brasil de certa forma da espaço para o capitalismo “solucionar” os problemas mais imediatos no país, oferecendo serviços pagos a população que deveriam ser de graça, porém, a segregação é evidenciada a cada geração e dificulta a reintegração de convívio entre essas pessoas.
Percebe-se que a infraestrutura que sanaria as necessidades básicas são precárias na maioria das regiões brasileiras, as escolas públicas e os hospitais são os mais visíveis. Escolas particulares e planos de saúde são opções que o capitalismo oferece graças ao descaso dos poderes públicos que não consegue manter o ensino e tratamentos de qualidade de forma pública. E nesse caso, a população não está errada porque são necessidades imediatas e que não podem esperar a consciência de alguns irresponsáveis.
De outro modo, há a elitização de praticamente tudo, shows, boates, estádios e até mesmo nos produtos que são vendidos. A empresa norte-americana Apple se tornou mais que uma marca ela é sinônimo de status, quem possui um iPhone ou iMac é instantaneamente diferenciado. Infelizmente esses produtos têm um custo muito alto e com os impostos brasileiros se tornam ainda mais absurdos.
Com o intuito de amenizar os danos que o poder aquisitivo pode causar em uma sociedade desigual algumas medidas são necessárias. O Estado primeiramente deve priorizar o melhoramento das necessidades básicas da população como saúde, transporte, educação e lazer. Organizar projetos para que haja limites entre a diferença de valores em locais de lazer como não ultrapassar a diferença de 50 reais de um ingresso na pista de um show e camarote. E o governo deve estabelecer metas em conjunto com o PRONATEC para regularizar trabalhadores informais e capacita-los com o fim de melhorar a qualidade de vida.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Jéssica Gomes da Silva

    Olá! Vamos falar um pouco da construção da sua redação e dos principais pontos observados. Primeiro, é importante ressaltar que nossa intenção é pontuar as potencialidades e oportunidades de melhoria encontrados no seu texto, tendo em vista a aplicação dos conceitos avaliativos do ENEM, assim você pode melhorar a estrutura da sua redação, aprimorando-a. Alguns pontos importantes: 1) Você cumpre os requisitos para construção de um texto dissertativo-argumentativo em prosa, que são sintetizados em introdução, desenvolvimento e proposição/conclusão. Isso é importante e um bom começo. 2) O tema proposto é amplo e possui uma diversidade de informações que podem ser utilizadas por você para compor sua argumentação, por isso selecionar outras fontes e dados, exteriores ao seu ponto de vista é importante, pois elas reforçam seus argumentos e corroboram sua perspectiva. Nesse texto você argumentou muito e mostrou seu ponto de vista, isso é positivo, mas, é necessário reforçar seus argumentos. 3) Outra dica é incorporar ao seu texto outros pensadores/ideias exteriores ao tema, mas que se forem bem articulados aos seus argumentos podem enriquecer seus argumentos. Aqui faço um adendo, apenas, por ponderação: Fique sempre atento às citações que você fizer. Elas podem te ajudar desde que você garanta que elas estejam articuladas aos seus argumentos. 4) Sua proposta de intervenção foi bem desenvolvida, mas tem oportunidades de melhoria. Você apontou ações práticas, inclusive, usou exemplos como inspiração, mas, podemos melhorar a organização do fluxo de aplicação das ideias. Nas etapas do plano em que você coloca o Governo/Estado como responsável, podemos pensar em como direcionar isso para a cadeia de ação responsável. Veja bem, sua proposta está no caminho certo, aqui estamos fazendo sugestões para que você pense e consiga torná-la ainda melhor. Na proposta de intervenção procure ser sempre específico, então quando sugerir qualquer ideia aponte, de fato, quem a colocará em prática. Será uma secretária x ou uma ONG y? Como diriam os antigos: "Dê nome aos bois." Quanto mais claro e objetivo você for na sua proposta de intervenção, melhor.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás