Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros. Assim ficaria o trecho do livro a Revolução dos bichos, romance escrito pelo inglês George Orwell, se fosse baseado na atual organização social brasileira e também mundial. A “camarotização” e até mesmo movimento gourmet, práticas observadas atualmente, podem ser exemplos reais do que o inglês escreveu em 1945.
A “camarotização” inicialmente parece não ter importância, mas, ao final, revela-se como instrumento de segregação social. Quem pode pagar mais, recebe serviços exclusivos que os diferencia de outros consumidores e, aos poucos, surgem os grupos seletos, uma minoria que usufrui de alguns bens de consumo e serviços, oferecidos apenas para quem pode pagar.
Embora o Estado, através de políticas sociais, tente amenizar o problema, no Brasil, ele está longe de ser resolvido. O abismo existente entre as classes sociais, entre outras coisas, é promovido pela distribuição desproporcional das riquezas, mas a recente supervalorização do “status social”, por exemplo, em alguns casos, favorece essa desigualdade.
Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. A Receita Federal, por exemplo, poderia destinar uma maior verba das arrecadações para serem investidas na instrução básica, universitária e técnica, pois a educação de qualidade permitirá que a população seja inserida no mercado de trabalho melhorando a renda. E, caberia ao Congresso Nacional, em pleno exercício de suas funções, aprovar as reformas das leis tributárias, para garantir que os que ganham mais, possam pagar mais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás