Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


Ao viajar para o passado, Marty Mcfly, personagem principal da produção de Steven Spielber, "De volta para o futuro", se depara com a construção e anúncio de um bairro mais seguro e "bom para morar". Transcendendo à ficção, a seleção de espaços de moradia, como condomínios fechados, e de lazer, como camarotes em shows e em estádios, segrega cada vez mais as diferentes classes sociais, acentuando essa desigualdade.
Atualmente, em grandes centros urbanos, é normal escutarmos que alguém mora em condomínio. A explicação para o crescente número de pessoas vivendo nesses espaços é a busca por mais segurança, por lazer sem precisar ir muito longe, uma vez que muitos condomínios tem piscinas, quadras, saunas, entre outras regalias, e também pela vontade que muitas pessoas têm de se auto segregarem, não se misturando a problemas urbanos e às classes mais baixas.
Todavia, saindo do espaço dos condomínios, existe ainda a "camarotização" em estádios e espaços de shows, lugares que foram empregados para oferecer lazer e consequentemente, unir as pessoas, hoje separam indivíduos quem tem condições de pagar pra ficar em camarote, de cidadãos mais humildes e sem condição de pagar mais caro para o mesmo divertimento, porém, perto de pessoas selecionadas.
Não obstante, é preciso mudar a realidade da segregação no país. Por conseguinte, as Secretarias de Segurança Pública dos estados devem tomar medidas para melhorar, gerenciar, fiscalizar e defender a segurança nas cidades, para que as pessoas se sintam mais seguras em ir e vir e morar em bairros populares, fora dos condomínios. Segurança é direito de todos os cidadãos, independente da renda. É preciso também, garantir melhor qualidade e segurança em eventos e estádios. Assim, autoridades municipais devem fazer uso de mais equipamentos de vigilância e pessoal, para garantir a segurança de todos, bem como a diversão. O respeito às diferenças sociais é o primeiro passo para unir o Brasil de dentro dos muros com o Brasil de fora deles.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Jéssica Gomes da Silva

    Os comentários abaixo sintetizam as marcações feitas no texto e expandem algumas sugestões para constituição do seu texto, por isso observe os dois. 1) Você cumpre os requisitos para construção de um texto dissertativo-argumentativo, que são sintetizados em introdução, desenvolvimento e proposição/conclusão. Isso é importante e um bom começo, mas, é possível desenvolver mais seus argumentos. Problematizando mais as ideias apresentadas. 2) O tema é amplo e possui uma diversidade de informações que podem ser utilizadas por você para compor sua argumentação, por isso selecionar outras fontes e dados, exteriores ao seu ponto de vista, é importante, pois eles reforçam seus argumentos e corroboram sua perspectiva. Nesse texto você argumentou e mostrou seu ponto de vista, agora é necessário adicionar e problematizar dados e outras fontes. 3) Sua proposta de intervenção apresentou boas ideias, mas tem oportunidade de melhoria. Nas etapas do plano é possível expandir e apresentar algumas informações. Veja as marcações.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás