Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 1 ano por Bibi


A "camarotização" da sociedade brasileira é uma das características que compõe a Globalização perversa. Este termo se refere, sobretudo, à exclusão das classes sociais mais baixas, distanciando-as do desenvolvimento e do crescimento das comunidades. Consequentemente, esses indivíduos têm os direitos de cidadania feridos, além de que as questões sociais são aguçadas. Logo, é preciso ampliar medidas que asseguram maior igualdade.
Segundo o geógrafo Milton Santos, a sociedade vive a Globalização perversa. Esse processo considera que as pessoas desfavorecidas economicamente tendem a não participarem da integração mundial, assim, são cada vez mais excluídos do meio a que pertencem. Como exemplo disso, nota-se que parte dos brasileiros não tem amplo acesso à internet, visto que há regiões muito precárias e de difícil disponibilidade de sinal. Como efeito, estes indivíduos são excluídos de um dos principais meios de comunicação e de informação atual. Somado a isso, existe uma segregação mais evidente: a espacial. Em relação a ela, é possível observar a construção de condomínios fechados em cidades próximas às capitais, tendo em vista que pessoas de classes mais altas passam a residir neles em busca de segurança e conforto. Dessa forma, a segregação social permeia diferentes espaços da sociedade.
Como consequência, os excluídos lidam com uma maior ausência dos direitos constitucionais e os problemas sociais são intensificados nas cidade. Conforme o observado, o Estado não cumpre com eficiência o papel democrático que lhe cabe. Essa realidade pode ser vista, por exemplo, na baixa qualidade do ensino público, situação que reduz a oportunidade de ascensão social dos excluídos, além de ferir o direito à educação e à informação. Há ainda a ampliação de questões sociais, como o precário transporte público e a falta de segurança da população. Por fim, a desigualdade social aumenta, uma vez que a integração global favorece as pessoas que já estão inseridas financeiramente. Com isso, a Globalização perversa mantém uma sociedade dividida em classes e sem igualdade de direitos civil.
Portanto, é necessário investir mais em projetos que beneficiam a democracia. Para isso, o Ministério da Educação deve disponibilizar nas escolas públicas o acesso à internet, por meio de aulas de informática e de salas com computadores, a fim de estimular os indivíduos a pensarem sobre os acontecimentos atuais. Ademais, as Prefeituras devem investir em melhorias para as cidades, por meio da aplicação de verbas nos serviços públicos, no intuito de garantir o direito de cidadania de todos os moradores da região.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Jéssica Gomes da Silva

    Olá! Fiz alguns apontamentos no seu texto, por isso, agora, comentarei alguns aspectos que precisam ser ressaltados: 1) O tema se refere ao processo de camarotização no âmbito brasileiro, por isso, voce poderia ter evidenciado melhor nesse aspecto. Como assim? Utilizando exemplos mais concretos que evidencie o processo de segregação exclusivo no território brasileiro, Um exemplo disso, poderia ser as escolas particulares que, no caso do próprio Enem, conseguem as melhores colocações nas Universidades de melhor qualidade. Assim, voce deixaria claro seu ponto de vista utilizando um exemplo cotidiano que faria todo sentido para o tema. 2) Procure se distanciar o máximo do senso comum. Suas ideias estão bem colocadas, porém necessitam de mais dados e conhecimentos variados. Por isso, busque trazer o maior número de conhecimento do tema e do mundo que voce puder, de modo não mecânico, como ocorreu no trecho do Milton Santos. Quero dizer que deves trazer pensamentos e ideias que se encaixem de maneira natural, não só para pontuação, mas para acrescentar realmente na sua argumentação. 3) Procure, na sua intervenção, ser o mais específico possível. Lá voce fala que a Prefeitura deve investir em melhorias, porém não se sabe quais seriam essas. Além disso, no seu desenvolvimento é colocado problemas diversos que não podem ser solucionados apenas com acesso à internet nas escolas, pois isso soluciona apenas um ponto do segundo parágrafo. Por fim, busque desenvolver melhor sua proposta, detalhando-a e estabelecendo intervenção para todos os problemas destacados ao longo do texto.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás