Título da Redação: Realidade atual: democracia versus consumismo!

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por MCTA


Na idade média com o surgimento da Burguesia o mundo teve uma ascensão do capitalismo, evidenciando a divisão de classes sociais. Tornando utópico o principio igualdade para todos.
Com o passar dos tempos os ditos "ricos" foram ganhando seu espaço e seus benefícios. Porem com novas politicas e planos de implantação de moeda criados pelos governos, essa distancia começou a diminuir e a surgir a ideia de um Brasil democrático, no qual todos dividiam uma vida comum, onde na década de 60 a educação publica era de qualidade, as pessoas se sentavam lado a lado em grande eventos, como jogos de futebol.
Mas essa ideia mascara a realidade atual, a qual a educação publica apresenta um ensino "questionável". Por outro lado as escolas particulares surgem como verdadeiros camarotes ofertando educação de alta qualidade para aqueles que podem pagar. Segregando assim os filhos dos ricos em relação aos dos pobres.
Outro exemplo dessa falsa democracia esta na área da saúde, onde "consumidores" de alto poder aquisitivo podem pagar por um serviço de atendimento médico melhor, cirurgia e ainda ficar em apartamentos em hospitais acompanhado de seus familiares. Em contra partida os demais tem que recorrer ao SUS, enfrentando longas filas para ter o mínimo direito a saúde.
Portanto é preciso criar espaços públicos de lazer, disponibilizar um serviço publico de saúde bom para todos e ainda ofertar uma educação publica de alta qualidade, ideal para todos. Afim de criar novamente cidadãos que partilham de uma vida coletiva ao invés de consumidores individualistas que servem de "combustível" para a camarotização social e econômica.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    A argumentação é muito pertinente, não ultrapassando, porém, os exemplos dados na coletânea de textos motivadores. O candidato demonstra, em geral, bom domínio da língua padrão e da tipologia textual requerida. Deve estar atento, entretanto, ao uso equivocado do "onde" no segundo parágrafo. A proposta de intervenção sugere a criação de espaços púbicos de lazer, bem como da melhoria dos serviços públicos afim de equiparar as classes. É uma proposta exequível e que resolveria o problema, mas como deve ser feita?

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás