Título da Redação: Por uma união de classes

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há cerca de 3 anos por Thales Queiroz


A segregação social vem crescendo de forma exponencial na sociedade moderna. O capitalismo, grande agente ativo dessa exclusão social vem sendo um divisor de nichos pelo poder aquisitivo de cada pessoa. Além de dividir a sociedade em grupos e incentivar de certa maneira o preconceito, essa separação priva tantos os ricos quanto os pobres de adquirirem novos conhecimentos de mundo.
O filho do empresário rico já cresce com o ensinamento muitas vezes de que quem não possui um alto poder monetário é menos humano. O que de certo modo acaba criando jovens com sentimento de soberba e egoístas. Já o filho do pobre quando possui uma criação honesta se acha na obrigação de servir os mais ricos devido a uma imagem de soberania criada pelo capitalismo que prega o pleno poder para os que possuem muito poder aquisitivo.
Devido a isso, a camarotização da sociedade acaba afastando pessoas de modo de vida diferentes, gerando assim uma perca cultural enorme, pois sem o consentimento da verdadeira situação alheia o ser humano acaba criando pseudos pensamentos o que gera um certo preconceito, pois nem todo pobre é ladrão e nem todo rico é dono da plena verdade.
Portanto, é necessário que seja incentivado por toda a sociedade a interação entre classes sociais diferentes para que se obtenha um consentimento e um conhecimento maior sobre as classes sociais, diminuindo o preconceito causado pela alienação do capitalismo. Agindo assim é possível viver em uma sociedade mais justa e harmônica.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Ariana Lobo

    O candidato demonstra excelente domínio da modalidade escrita padrão da língua, bem como do tipo textual dissertativo-argumentativo. Entretanto, é preciso atenção para que a abordagem o tema esteja sempre em primeiro plano , pois o candidato discorre a respeito das diferenças de classes, mas não se detém de modo significativo na segregação física entre classes sociais proposta no tema. Além disso, a proposta de intervenção está vaga. Quem incentivaria a interação entre as classes sociais? De que modo? Por quais meios?

  • Enviado por David Moreira

    Seu texto está muito bom, introdução completa, desenvolvimento com argumentos consistentes. Contudo a proposta ficou um pouco vaga, faltou responder: Como pode se incentivar a interação entre as classes ? De resto gostei muito da sua redação; mas cuidado com algo, pois o tema fala da "camarotização" e democracia, e não sobre a relação entre as classes e sim elas e o meio em que estão inseridas, isso iria fazer você perde alguns pontos. Continue sempre melhorando!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás